Rajadas de vento de quase 90 km em MS e em MT

02/10/2019 às 12:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Estados devem manter atenção para o risco de temporais nos próximos dias.

Fortes pancadas de chuva, com raios e violentas rajadas de vento ocorreram na tarde e noite de 1 de outubro em locais de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. As rajadas de vento chegaram a quase 90 km/h.



Calor acima de 40°C

O calor extremo, acima de 40°C e o aumento da umidade no ar foram responsáveis pela formação das nuvens carregadas que provocaram os temporais. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram os estados mais quentes do país ontem. A temperatura chegou aos 41,3°C em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul,  e aos 40,6°C em Rondonópolis, em Mato Grosso.


Centro-Oeste teve calor extremo em setembro

 

Rajadas de vento

Em Mato Grosso do Sul, uma rajada de vento alcançou 87 km/h em Ivinhema, entre 17 horas e 18 horas de ontem, horário de Brasília. Em Tangará da Serra, em Mato Grosso, ocorreu uma rajada de 86 km/h entre 16 horas e 17 horas de ontem, pelo horário de Brasília. Sorriso, em Mato Grosso teve rajada de 66 km/h na noite de ontem.



Foto de Valdeci Sebastião da Silva, Ivinhema (MS)

 

 

Volumes de chuva 

Entre 9 horas do dia 1 e 9 horas do dia 2 de outubro, hora de Brasília, o INMET registrou 90,2 mm em Carlinda (MT), 77,4 mm em Diamantino (MT), 57,2 mm em Sinop e 48,8 mm em Juara (MT).

Na região de Carlinda choveu quase 39 mm em apenas 1 hora e em Sinop foram quase 31 mm também em 1 hora. Estes volumes acumulados são bastante elevados para o período de 1 hora e caracterizam um temporal, além dos raios e da rajadas de vento,

 

Atenção para mais temporais

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul vão continuar tendo pancadas de chuva nos próximos dias, principalmente durante a tarde e à noite. Pelo menos até o domingo, os dois estados devem ficar em atenção para o risco de novos temporais com raios e fortes rajadas de vento, entre 70 km/h e 90 km/h. 

 

Para várias áreas de Goiás também ha chance de pancadas de chuva moderadas a fortes até o domingo, 7 de outubro. 

A região do Distrito Federal só deve ter pancadas de chuva no fim de semana.

O calor continua intenso nos próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%