Temporais no Sul nesta sexta

03/10/2019 às 21:30
por Redação

Oferecimento
Final de semana ainda será com muita chuva na maior parte da Região

Um sistema de baixa pressão atmosférica vai passar sobre o Sul do Brasil nesta sexta-feira, 4 de outubro, em direção ao litoral a Região e formar intensas áreas de instabilidade. Há risco de temporais.  No sábado, 5,  a passagem de uma nova frente fria reforça a chuva sobre a Região Sul. No domingo, a chuva começa a diminuir no Rio Grande do Sul.

 

Alerta de temporais nesta sexta

Nesta sexta-feira, a previsão para a região da Campanha, no sul gaúcho, é de garoa. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul e no sudoeste do Paraná, incluindo Porto Alegre e Florianópolis, o dia vai ser com muitas nuvens, poucas aberturas de sol, chuva forte e volumosa a qualquer hora, mas com menos volume do que os últimos dias. Há risco também de raios e fortes rajadas de vento. 

O litoral do Paraná também tem chuva a qualquer hora, mas com fraca a moderada intensidade.

 

As demais áreas da Região, incluindo Curitiba, vão ter sol pela manhã e pancadas de chuva entre a tarde e à noite, com moderada a forte intensidade. No leste do Paraná e de Santa Catarina a chuva será mais intensa no final da noite desta sexta e na madrugada. 

 

Ventania e ressaca

Toda a Região Sul está sujeita a ventos fortes nesta sexta-feira. As rajadas de vento podem alcançar de  60km/h a 80km/h, na maior parte da Região. Todo o litoral do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina estão com um alerta da Marinha Brasileira para ressaca.  

 

Veja nosso alerta para temporais na Região Sul.

 

Foto de Josué Correia, São José (SC)

 

Sábado com chuva frequente

Neste sábado, 5 de outubro, a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera vai formar uma nova frente fria. Isto vai intensificar os ventos e a entrada de umidade sobre o Sul do Brasil. 

 

Quase todo o Rio Grande do Sul, o centro-oeste e o sul de Santa Catarina, a região de Foz do Iguaçu e o sul do Paraná têm um dia nublado, com chuva frequente e volumosa. Na região de Florianópolis e no oeste do Paraná vai chover a qualquer hora do dia, mas o sol ainda pode aparecer entre muitas nuvens.

 

Nas demais áreas do Paraná e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a chuva chega a partir da tarde. Já no sul do Rio Grande do Sul, o sábado será com garoa. 

 

A instabilidade diminui no domingo

Durante o domingo, dia 6 de outubro, as áreas de instabilidade enfraquecem bastante sobre o Rio Grande do Sul. Assim, o centro-oeste e o sul deste estado terão um dia de sol entre muitas nuvens.

Mas a previsão para as demais áreas da Região Sul ainda é de muita nebulosidade, com chuva a qualquer hora e alguns períodos de sol. No leste da Região a chuva será volumosa e persistente, com até moderada intensidade.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

26°
max

0mm / 0%