Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Noite Internacional de Observação da Lua - 5 de outubro

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Noite Internacional de Observação da Lua - 5 de outubro

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Neste sábado, 05 de outubro de 2019, vai acontecer a Noite Internacional de Observação da Lua, iniciativa da NASA que incentiva pessoas no mundo inteiro a olharem para o céu e observarem o satélite natural do nosso planeta.  

     

    As observações acontecem internacionalmente entre os meses de setembro e outubro, preferivelmente quando a Lua está passando pelo quarto crescente, ou seja, formando um ângulo de cerca de 90º com o Sol. Nesta fase lunar, ela nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite, fazendo com que seja mais fácil observá-la a partir do final da tarde até tarde da noite. 

     

    No Brasil, o Observatório de Astronomia da Unesp abrirá suas portas para o público gratuitamente e acontecerá das 19h às 22h no prédio do grupo dentro do IPMet, em Bauru, interior de São Paulo. Dentre as atividades oferecidas estão observações com quatro telescópios e um quinto acoplado a uma televisão, palestras do professor Rodolfo Langhi sobre o tema, contação de histórias na oficina infantil e reconhecimento do céu a olho nu.

     

     

    lua_observação.

     

     

    Já na Grande São Paulo,  o Núcleo de Observação do Céu e o Planetário e Cinedome de Santo André estarão promovendo na Sabina, a Observação Noturna da Lua. No evento, que será realizado neste sábado, dia 5 de outubro, das 19h às 21h, você poderá contemplar a Lua além de observar com telescópios e binóculos os planetas Júpiter e Saturno, além das observações a olho nu de passagens de satélites artificiais, constelações e estrelas significativas presentes no céu de Santo André.

     

    O professor de astronomia Marcos Calil conversou com a equipe de conteúdo da Climatempo e explica porque a observação da Lua é mais proveitosa e interessante quando feita na época da fase quarto crescente. Escute o áudio abaixo:

     

      

     

    Orientações 

     

    Em caso de chuva ou de céu nublado, o Núcleo informa que a atividade de observação será realizada dentro da sala de projeção do Planetário Johannes Kepler, com o auxílio do projetor de estrelas Starmaster, da empresa alemã Carl Zeiss. A participação é restrita à Observação no Núcleo de Observação do Céu – NOC, não dá direito à visitação ou acesso ao acervo da Sabina.

     

    Serviço

    Valores: R$ 10,00 (INTEIRA) e R$ 5,00 (MEIA-ENTRADA)
    Vagas: 190
    Grátis: para alunos e professores das escolas municipais de Santo André, para crianças menores de 5 anos e pessoas com deficiência.
    Meia-entrada: Mediante comprovação, para estudantes, professores, servidores públicos da Prefeitura de Santo André, crianças de 6 a 12 anos, aposentados e idosos acima de 60 anos.
    Para crianças acima de 13 anos é obrigatória a comprovação de estudante para ter direito à meia-entrada. (Lei 12.933/2015)
    Menores de 16 anos deverão estar acompanhados por responsáveis

     

    Agenda: Observatório de Astronomia da Unesp

    Data: 05/10/2019

    Horário: 19:00 às 22:00

    Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin, s/n - Chácaras Bauruenses (IPMet radar Unesp).  

    Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru 

    Contato: [email protected] | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6030

     

    Agenda: Núcleo de Observação do Céu – NOC, localizado na Sabina Escola Parque do Conhecimento 
    Endereço: Rua Juquiá, s/nº, Vila Eldízia (entrada na altura do nº 135 da rua Juquiá)
    Santo André – SP CEP: 09181-730
    Telefone: 11 4422-2001

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias