Previsão de visibilidade do céu no Brasil na noite de 5/10/2019

04/10/2019 às 23:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Dia internacional de observação noturna da Lua

Na noite deste sábado, de 5 de outubro, acontece a Observação Internacional Noturna da Lua, uma iniciativa da NASA, dos Estados Unidos, que convida as pessoas em todo mundo a observar a Lua à noite. 

 

 

Estas observações foram feitas em setembro e continuam em outubro, mas o ideal é que se observe a Lua na sua fase quarto crescente, que ocorre justamente em 5 de outubro. 

 

Alguns observatórios astronômicos no estado de São Paulo vão fazer participar do evento e terão atividades abertas ao público. Confira mais informações.

 

Um binóculo já é suficiente para ampliar muito as possibilidades de observação de astros como a Lua. Porém, a observação astronômica depende das condições do tempo, em particular da quantidade de nuvens e do risco de chuva.

 

 

 

 

 

Previsão de visibilidade do céu no BR na noite de 5/10/2019

A visibilidade da Lua na noite de 5 de outubro de 2019 será prejudicada por nuvens e chuva em muitas áreas do Brasil. As Regiões que terão mais áreas com pouca nebulosidade são o Nordeste e o Sudeste.

No mapa, as cores representam a estimativa de visibilidade do céu e da Lua na noite de 5 de outubro.

 

Previsão de visibilidade do céu na noite de 5/10/2019

 

 

Nas regiões em roxo, que representa a pior situação de visibilidade, a expectativa é de que o céu fique completamente nublado impedindo a observação astronômica.  O risco de chuva é alto na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, no oeste e sul de Santa Catarina e no sudoeste do Brasil. 

 

Na grande área amarela, que inclui a maioria das áreas de Santa Catarina e do Paraná, as capitais Florianópolis, Curitiba, quase todo o estado de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, todo o Centro-Oeste e o Norte do Brasil, e pelo litoral da Bahia, incluindo Salvador,  a visibilidade do céu será parcial e vai variar bastante ao longo da noite. Em alguns momentos a quantidade de nuvens diminui e a chance de ver a Lua aumenta, mas pouco depois, a nebulosidade volta a aumentar e esconde a Lua. 

 

A chance de chuva é alta especialmente em Santa Catarina, no Paraná, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no centro, oeste e sul do estado de São Paulo, em Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e centro-oeste e sul do Pará.

 

A faixa azul representa a melhor condição de observação do céu na noite de 5 de outubro. Nesta faixa, que cobre todo o estado do Rio De Janeiro, a maioria das áreas de Minas Gerais, o centro-sul do Espírito Santo e quase todo o Nordeste, o céu deve ficar com pouca nebulosidade e não há expectativa de chuva.

As capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e São Luís devem ter pouca nebulosidade na noite de 5 de outubro, o que vai permitir boa visualização da Lua.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

25°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%