Previsão de chuva para Belo Horizonte esta semana

07/10/2019 às 17:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Norte mineiro fica muito quente e seco. Sul de MG e Triângulo podem ter chuva forte.

Previsão de chuva para Belo Horizonte esta semana 

 

Norte mineiro fica muito quente e seco

 

Áreas de instabilidade se espalham sobre parte da Região Sudeste esta semana e devem favorecer um pouco de chuva para a região Belo Horizonte. Mesmo com previsão de algumas pancadas de chuva, o ar continua abafado.

 

Belo Horizonte tem a maior deficiência de chuva em 2019 entre as capitais brasileiras. Pela medição do INMET, de janeiro a setembro choveu 608,5 mm, total que está 62% abaixo da média anual histórica que é de aproximadamente 1603 mm.



Risco de chuva moderada a forte

A última chuva registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia na capital mineira foi entre os dias 25 e 27 de setembro, com um acumulado de 21,1 mm. Mas foram só dois dias com alguma chuva no mês passado depois de quase 90 dias sem chuva. 

 

Entre esta terça-feira, 8, e quinta-feira, 10, a região da Grande Belo Horizonte terá dias quentes, com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. A chuva não deve ser generalizada e nem se prolongar por muitas horas, mas algumas pancadas pode ser moderadas a fortes e com raios. A chuva pode vir também com fortes rajadas de vento, entre 50 km/h e 70 km/h.

 

Para a sexta-feira, 11, e para o próximo fim de semana, 12 e 13 de outubro, já não há mais expectativa de chuva. O ar seca e o calor aumenta novamente.

 

 

Foto de César Soares, Belo Horizonte (MG)

 

Norte de MG continua seco

As áreas de instabilidade que se expandem sobre a Região Sudeste esta semana não vão conseguir chegar ao norte e ao leste de Minas Gerais. Assim, áreas como a Montes Claros e o Vale do Jequitinhonha não devem ter chuva nos próximos dias. A chance de de chover no Vale do Rio Doce também é muito baixa. Algumas pancadas poderão ocorrer na quinta-feira, 10, em alguns locais do sul do Vale do Rio Doce, região onde está Caratinga, por exemplo.

 

Durante toda a semana, o norte e o leste de Minas Gerais terão temperaturas muito elevadas durante a tarde, com marcas entre 37°C e 40°C.

 

Onde chove em MG nos próximos dias?

O Sul do Minas, a região da Zona da Mata Mineira e do Triângulo Mineiro também serão beneficiados com várias pancadas de chuva esta semana. Há risco de raios, fortes rajadas de vento e de chuva moderada a forte em vários locais destas regiões, como já ocorreu nesta segunda-feira, 7. Em Monte Verde choveu 26,0 mm em apenas 2 horas, segundo o INMET. A região de Passos teve rajada de 66 km/h entre 14 horas e 15 horas, também segundo o INMET. 

 

No Triângulo Mineiro, a região de Uberlândia acumulou quase 53 mm durante o domingo, 6, segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

A chuva e o excesso de nebulosidade aliviam o calor nos próximos dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

17°
min

30°
max

0mm / 0%