Calor e pancadas de chuva no Centro-Oeste

11/10/2019 às 21:28
por Redação

Oferecimento
Ar seca em Goiás e no Distrito Federal e condições para chuva diminuem no fim final de semana. 

O fim de semana é com calor intenso no Centro-Oeste do Brasil. O ar úmido se concentra sobre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul gerando nuvens carregadas que vão provocar pancadas de chuva e fortes rajadas de vento.  O ar seca em Goiás e no Distrito Federal e as condições para chuva diminuem no fim final de semana. 

 

 

40°C em Mato Grosso do Sul

Na sexta-feira, 11, o estado de Mato Grosso do Sul foi um dos locais mais quentes do Brasil. Na fronteira com o Paraguai, a temperatura chegou aos 40,1°C em Porto Murtinho, a maior do país registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia na medição automática. 

Em Rio Brilhante, a temperatura chegou aos 38,7°C , em Três Lagoas a 38,5°C e em Amambai, a 38,4°C.

 

Vento forte

As nuvens carregadas que se formaram na tarde e noite da sexta-feira em Mato Grosso provocaram chuva forte e também intensas rajadas de vento. O INMET registrou 76 km/h em Carlinda, 67 km/h em Sapezal e 64 km/h em Apiacás.

 

 

Ar seco em parte do MT, de GO e no DF

O leste do Mato Grosso, o centro-norte de Goiás e o Distrito Federal, incluindo Brasília e Goiânia, vão ter um dias com sol forte e ar seco neste final de semana.

No extremo leste do Mato Grosso e no norte de Goiás a umidade do ar vai chegar em níveis entre 13% e 20% nas horas mais quentes do dia.

Para não prejudicar a saúde humana a umidade do ar deve se manter acima de 60%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Pancadas de chuva

O ar úmido e o calor intenso vão formar nuvens carregadas sobre o sul de Goiás,  por quase todo o Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande e Cuiabá.

Durante o final de semana, 12 e 13 de outubro, estas regiões vão ter sol durante o dia e pancadas de chuva entre à tarde e à noite. 

 

Neste sábado, as pancadas de chuva vão cair em pequenas áreas no centro-sul do Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás, mas no domingo vão ser mais generalizadas.

 

 

Foto de Gean Carlos, Castanheira (MT)

 

Mais chuva no MS na próxima semana

No começo da próxima semana o sul e o oeste do Mato Grosso do Sul vão ter pancadas de chuva mais frequentes por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul e de São Paulo. Na segunda e na terça-feira, 15, pode chover forte nestas áreas. 

 

O centro-norte de Goiás, o Distrito Federal e o leste do Mato Grosso vão continuar com sol e ar seco e nas demais áreas da Região a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

33°
max

10mm / 67%

São Paulo - SP

20°
min

27°
max

8mm / 67%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/12
  • Nova
    26/12
  • Crescente
    04/12
  • Cheia
    12/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06