Oferecido por
A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica e a circulação de ventos vão colaborar para espalhar muitas áreas de instabilidades sobre o Sul do Brasil.
Nesta quinta-feira, todo o estado gaúcho, oeste de Santa Catarina e a região de Foz do Iguaçu ficam sujeitas a temporais e muita ventania. As condições atmosféricas são suficientes para provocar chuva forte e frequente ao longo do dia, inclusive na capital Porto Alegre. A população deve ficar atenta ao risco de queda de raios e rajadas de vento que podem alcançar até 100km/h no litoral do Rio Grande do Sul e nas áreas de serra gaúcha e catarinense.
Nas demais áreas de Santa Catarina e do Paraná, o sol aparece e as condições são favoráveis para o risco de pancadas isoladas com moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento entre 60 a 80kn/h.
O mapa mostra a estimativa do volume de chuva que poderá ser acumulado sobre o Sul do Brasil até o dia 21 de novembro.
Mar agitado com ressaca
Após a passagem de um ciclone extratropical em alto-mar os ventos ainda estão soprando fortes na costa do Sul do Brasil. O mar fica agitado com risco de ressaca. Nesta quinta-feira (17), as condições meteorológicas são propícias à rajadas de vento entre 60 e 100 km/h no litoral do Rio Grane do Sul.
O mar fica grosso e agitado ainda pela manhã no litoral da Região Sul com risco de ressaca na faixa entre Rio Grande (RS) e Laguna (SC). As ondas alcançam entre 2 e 3 metros. De acordo com o último boletim da Marinha do Brasil a navegação não é recomendada para embarcações de pequeno e médio porte.
Próximos dias
Pelo menos até o próximo domingo, ainda iremos observar pancadas de chuva acontecendo sobre a maioria dos estados da Região Sul do país. Entre sexta e sábado, a chuva diminui no estado gaúcho e fica mais concentrada em Santa Catarina e Paraná.
Foto: Lionel Wirth - Caxias do Sul - RS