Chove forte na Região Norte do Brasil

16/10/2019 às 23:29
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pancadas de chuva serão frequentes por quase toda a Região nos próximos dias

Áreas de instabilidade voltam a se formar sobre a Região Norte do Brasil nesta quinta-feira, 17 de outubro. As nuvens carregadas crescem em todos os estados e há risco de mais temporais.

Na tarde e noite da quarta-feira, 16, pancadas de chuva muito fortes ocorreram no Pará, no Tocantins e no Acre.

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou quase 53 mm na capital do Acre,  Rio Branco, em apenas 2 horas de chuva. Em Conceição do Araguaia, no Pará, foram 40,6 mm em 1 hora de chuva. Em Palmas,  capital do Tocantins, choveu cerca de 30 mm em 2 horas e em Belém, capital do Pará, choveu aproximadamente 36 mm em 6 horas.

 

Risco de chuva forte nesta quinta

As condições para pancadas de chuva são altas nesta quinta-feira, 17, para praticamente toda a Região Norte do Brasil. A maioria das pancadas deve ocorrer à tarde ou à noite e várias podem ser moderadas a fortes. Mas no Acre e na região entre Manaus (AM), Santarém (PA) e na faixa e divisa entre o Amazonas e o Pará, as pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora.

 

 

Nuvens carregadas na Região Norte em 16/10/2019

 

Mais chuva até domingo

As pancadas de chuva serão frequentes por quase toda a Região Norte na sexta-feira, 18, e também no próximo fim de semana. A chuva ocorre principalmente à tarde e à noite e várias destas pancadas podem ser moderadas a fortes. 

 

Ar seco em parte do Tocantins

O tempo seco predomina no sul do Tocantins e na divisa deste estado com a Bahia. A baixa umidade no ar vai dificultar o desenvolvimento de grandes nuvens nestas regiões. A chance de chover na sexta-feira nestas regiões também é baixa. 

As condições para chuva diminuem mais no sábado sobre o Tocantins.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

32°
max

50mm / 90%

Palmas - TO

24°
min

33°
max

10mm / 90%