Muita chuva e vento com mais de 100 km/h no Sul do Brasil

27/10/2019 às 23:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana é de alerta para temporais nos três estados. Forte área de baixa pressão atmosférica influencia o Sul do BR.

Nuvens muito carregadas se espalharam sobre o Sul do Brasil durante o domingo, 27 de outubro, e provocaram temporais violentos nos três estados. Algumas rajadas de vento superaram os 100 km/h e mais de 50 mm foram acumulados em menos de 24 horas. Houve queda de granizo e alagamentos em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. A imprensa do Rio Grande do Sul informou que uma pessoa morreu e 13 ficaram feridas em Gravataí por causa da queda de raios.

 

Tempo muito instável nesta segunda-feira.

O tempo fica muito instável no Sul do Brasil nesta segunda-feira, 28 de outubro. Todos os estados terão mais pancadas de chuva com raios. Há risco de chuva forte e de mais ventania. Podem ocorrer rajadas de vento de 70 km/h a 100 km/h e também há risco de granizo.

No noroeste do Rio Grande do Sul, no centro-oeste de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná, as pancadas de chuva devem ser mais frequentes. 

 

Rajadas de vento intensas no Sul do BR em 27/102019 até 21h

Dados do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Soledade (RS): 114 km/h entre 8h e 9h e entre 9h e 10h

Água Doce (SC): 98 km/h às 17h - medição do Epagri-Ciram

Clevelândia (PR): 96 km/h entre 16h e 17h; 94 km/h entre 15h e 16h

Foz do Iguaçu (PR): 90 km/h às 15h04, com granizo - medição do aeroporto

Caçapava do Sul (RS): 89 km/h entre 1h e 2h

Urubici (SC): 84 km/h entre 11h e 12h

Até 21 horas de 27/10/2019 o INMET registrou rajadas entre 70 km/h e 79 km/h nas localidades de Novo Horizonte (SC), Dom Pedrito (RS), Quaraí (RS), Planalto (PR), Santa Maria (RS), Foz do Iguaçu (PR), Ivaí (PR), Marechal Cândido Rondon (PR), Icaraíma (PR) e Major  Vieira (SC)

 

Volumes de chuva elevados

A chuva mais volumosa no domingo, 27 de outubro, caiu sobre o Rio Grande do Sul.

Confira alguns volumes de chuva elevados registrados pelo INMET entre 00h e 21h de 27/10/2019 no Sul do Brasil

 

São Luiz Gonzaga (RS): 86,4 mm

Caçapava do Sul (RS): 68,6 mm

São Gabriel (RS): 67,8 mm

Santiago (RS): 59 mm

Quaraí (RS): 53,2 mm

Soledade (RS): 52,0 mm

Santa Maria (RS): 51,8 mm

 

 

Foto de Sergio Ramoz, Foz do iguaçu (PR) 

 

 

Semana de alerta para temporais

Até a noite da quarta-feira, 30 de outubro, áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e os três estados ficam sujeitos a temporais. 

 

O que estimula a formação de nuvens tão carregadas sobre o Sul do Brasil é basicamente a combinação de uma intensa entrada de ar quente úmido vindo do Norte do Brasil e uma queda de pressão atmosférica muito acentuada no noroeste da Argentina. Porém, a área de atuação deste sistema abrange também o Sul do Brasil, o Paraguai, o Uruguai e o sul da Bolívia. As nuvens carregadas se espalham por todas estas áreas.

 

O centro desta baixa pressão atmosférica estava com menos de 1000 hPa no domingo, 27, e deve se manter assim pelo menos até a manhã da quarta-feira, 30 de outubro. Tecnicamente pressões do ar muito baixa facilitam facilitam o desenvolvimento das grandes nuvens de temporal. 

Entre terça e quarta-feira, esta área de baixa pressão atmosférica é reforçada pela passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul.

 

As condições para chuva e o risco de temporais começam a diminuir durante a quinta-feira, 1 de novembro, quando um sistema de alta pressão atmosférica começa a influenciar a Região Sul.