Sul do Brasil volta a ter temporais no fim de semana

01/11/2019 às 19:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Outubro terminou com ventania severa no Sul do Brasil. Confira as velocidades mais intensas que passaram dos 100 km/h.

O primeiro dia de novembro foi marcado por sol e tempo seco no Sul do Brasil. Algumas rajadas de vento moderadas, até quase 50 km/h, foram observadas sobre o Rio Grande do Sul, mas não eram pela presença de tempestades. O vento moderado vinha do mar e era provocado por uma massa de ar frio de origem polar moderada. 

 

Mais temporais no fim de semana

A trégua dos temporais foi curta e eles voltam a ocorrer no Sul do Brasil durante o primeiro fim de semana de novembro. Uma nova frente fria avança pelo litoral da Região passando no sábado pelo Rio Grande do Sul e no domingo pelo Paraná.

 

Com a passagem desta frente fria e a tendência de nova queda da pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai, nuvens carregadas voltam a se desenvolver sobre o Sul do Brasil trazendo as pancadas de chuva de volta.

 

Sábado com sol e pancadas de chuva

Para o sábado, 2 de novembro, feriado de Finados, a previsão é de que o sol apareça forte por várias horas em quase todo o Sul do Brasil. Faz calor e tem previsão de pancadas de chuva com raios à tarde e à noite para quase toda a Região. 

Não deve chover no norte do Paraná. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, o sábado é com muitas nuvens, chuva a qualquer hora em geral fraca, e um pouco de sol.

A nova frente fria que chega ao Rio Grande do Sul vai estimular temporais no sul do Rio Grande do Sul. 

As rajadas de vento no Rio Grande do Sul podem alcançar até 90 km/h e nos demais estados, até 80 km/h.

 

Domingo instável

Áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul do Brasil durante o domingo, 3 de novembro, enquanto a frente fria avança pela costa do Sudeste. As condições para chuva aumentam em toda a Região.

 

O tempo fica bastante instável no Rio Grande do Sul, com predomínio de céu nublado e chuva, que pode ser moderada a forte. 

Em Santa Catarina ainda ocorrem períodos com sol, mas a chuva começa pela manhã e se estende pelo restante do dia.

Para o Paraná, a previsão é de sol de manhã e pancadas de chuva a partir da tarde.



Foto de Solimar Winch, Porto Alegre

 

 

Ventania severa no Sul do Brasil no fim de outubro de 2019

A última semana de outubro de 2019 foi marcada por violentos temporais no Sul do Brasil. Além da chuva forte, o que mais impressionou foi a ventania. Os três estados registraram muitas rajadas de vento entre 70 km/h e 95 km/h. O que impressionou até os meteorologistas é que rajadas com mais de 100 km/h ocorreram em quase todos os dias na Região, no período entre  27 e 31 de outubro. No dia 31 de outubro, as rajadas foram alcançaram 130 km/h nas serra gaúcha e catarinense.

 

As intensas rajadas de vento foram provocadas pelas nuvens de tempestade que se desenvolveram sobre o Sul do Brasil, associadas com a forte entrada de ar quente e úmido sobre a Região e a uma grande e profunda área de baixa pressão atmosférica localizada entre o norte da Argentina, o Paraguai e o sul da Bolívia. A pressão do ar baixa é um dos importantes fatores atmosféricos para a formação das grandes nuvens que provocam temporais.

 

Confira as rajadas acima de 100 km/h registradas no Sul do Brasil pelo INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - entre 27 e 31 de outubro de 2019

 

31/10/2019

Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 131 km/h entre 3h e 4h

Lagoa Vermelha (RS): 130 km/h Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja (SC): 122 km/h

 

30/10/2019

Canela (RS): 96,5 mm

 

29/10/2019

Dom Pedrito : 126 km/h 

Dom Pedrito: 106 km/h 

Santana do Livramento: 112 km/h 

 

28/10/2019

Urubici (SC): 104 km/h

 

27/10/2019

Soledade (RS): 114 km/h

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%