Semana segue com risco de chuva forte no Centro-Oeste

04/11/2019 às 03:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Depois do calor de 40°C, Mato Grosso do Sul terá muita instabilidade nos próximos dias

A semana começou com muito calor  e fortes pancadas de chuva no Centro-Oeste do Brasil. Em Mato Grosso do Sul o que chamou a atenção foi o calor. Na região de Porto Murtinho a temperatura chegou a 40° e foi a mais alta no Brasil durante o domingo, 3 de novembro.  Mas em São Gabriel, o destaque foi para a rajada de vento de 84 km/h que ocorreu na tarde do domingo durante uma forte pancada de chuva.

 

Grandes volumes de chuva foram acumulados em áreas de Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal.

No período de 24 horas, entre 23 horas do sábado, 2, e 23 horas do domingo, 3 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 62 mm em Campo Verde, em Mato Grosso. Na região de Monte Alegre de Goiás choveu 74,6 mm e Gama, no Distrito Federal Foram acumulados 39mm neste período. A região de Goianésia, em Goiás, registrou 56,2 mm.

 

 

 

Foto de Valdeci Sebastião da Silva, Ivinhema (MS)

 

Semana com temporais

A semana é de atenção para temporais e chuva volumosa no Centro-Oeste do país.  As fortes pancadas de chuva devem acontecer principalmente de terça-feira, 5, em diante e especialmente sobre o Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.

 

Durante esta segunda-feira, 4 de novembro, as pancadas de chuva voltam a ocorrer principalmente à tarde e à noite no Distrito Federal e nos outros estados do Centro-Oeste. Porém, a chuva deve cair em pequenas áreas, mas algumas pancadas podem ser moderadas a fortes. Há risco de raios e de rajadas de vento com até 80 km/h.

O sol aparece por várias horas e o dia segue quente e abafado.

 

Muita chuva a partir de quarta-feira,

A partir da quarta-feira, 6 de novembro, áreas de instabilidade crescem sobre o Centro-Oeste. Na quarta, pode chover forte em todos os estados e no Distrito Federal. Há risco de chuva forte também nas capitais.

Na quinta, 7, e na sexta, 8, as áreas de instabilidade devem se concentrar em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. A chuva deve ser mais volumosa em Mato Grosso do Sul.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Gama - DF

21°
min

33°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/11
  • Nova
    26/11
  • Crescente
    04/11
  • Cheia
    12/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06