Bahia é o Estado mais buscado para turismo em 2019

08/11/2019 às 10:42
por Redação

Oferecimento
Maraú é um dos destinos baianos favoritos por brasileiros e estrangeiros para quem pretende viajar nos próximos meses

Uma das regiões preferidas da Bahia para viajar é a península de Maraú. Conhecida como a polinésia baiana por suas belas praias de águas transparentes, nas quais é possível observar diversas espécies de peixes e corais. Um roteiro de cinco a sete dias é ideal para conhecer os beach clubs, piscinas naturais, ilhas, cachoeiras e trilhas que a península oferece. Barra Grande, Saquaíra, Taipus de Fora e Algodões são os povoados mais conhecidos de Maraú.

 

Barra Grande é onde se concentra a melhor infraestrutura, com bons restaurantes e comércio que despertam o interesse dos viajantes. A vila pacata traduz perfeitamente a região com um ambiente acolhedor e uma riqueza cultural ímpar. Os visitantes encontram nela desde pousadas mais requintadas, com luxo e conforto, até acomodações mais simples.

 

No entanto, a grande atração de Maraú é a Praia de Taipus de Fora. A maré baixa dá espaço às piscinas naturais, tornando o visual paradisíaco. Também é possível ver piscinas em outras praias, como a fascinante Praia de Algodões. Com uma mistura de tranquilidade e boas vibrações, Algodões proporciona aqueles momentos de praia quase deserta que muitos turistas adoram.

 

O que alguns viajantes não sabem é que em Maraú há muito mais que Barra Grande e Taipus de Fora. A agência de viagens Hurb recomenda reservar um entardecer para ir à Praia da Ponta do Mutá e assistir ao sol se pôr na água. Vale ainda tomar um banho de água doce no Rio Carapitangui e depois saborear um prato típico baiano acompanhado de um drink bem gelado em um dos bares ao redor.  Além disso, é possível praticar esportes no rio, como o stand up paddle.

 

A Praia da Bombaça, a Praia de Saquaíra e a Ilha da Pedra Furada são um charme à parte. As praias são alternativas mais tranquilas para quem quer fugir do movimento do centro da vila, enquanto a ilha só é possível acessar nos passeios de lancha, barco ou escuna. Para visitar o interior da ilha é cobrado uma taxa de R$5. As formações rochosas presentes pelo local, como a famosa pedra furada, rendem belos cliques.

 

Tantos atrativos de tirar o fôlego podem ser conhecidos por passeios marítimos e terrestres. Para quem vai de carro à região, é necessário cuidado redobrado para não cair em buracos, mesmo quando as estradas estão em boas condições. Também é possível alugar um quadriciciclo para visitar as praias mais distantes da península ou usar o transporte oficial da região: as jardineiras (veículos 4x4).

 

Clima na alta temporada

 

Apesar o clima ser quente o ano todo, a temporada de chuvas está começando em Maraú, assim como o agito do fim do ano e da alta temporada de Janeiro. Se você não quer pegar muita chuva e curtir praias desertas opte pela segundo semestre do ano, preferencialmente entre setembro e novembro onde se estabelece a temporada de seca e a badalação e a badalação é menor.

 

Agora em Novembro o destino começa a ser bastante procurado por brasileiros e estrangeiros para programar as festas de fim de ano e as férias. E, para onde você for é necessário saber quais as condições do tempo na região. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a média de temperatura nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março são: 23ºC (mínima) e 29ºC  (máxima). Nesta época do ano, costuma ocorrer pancadas de chuva formadas pelo tempo quente e úmido. Agora em Novembro, a média de chuva é de 146 milímetros, Dezembro 135mm, Janeiro 127mm, Fevereiro 129mm e Março 164 mm. 

 

Mais do que se refrescar em águas cristalinas, nadar com peixinhos, passear por rios e mangues, se deliciar por um roteiro gastronômico com acarajés e frutos do mar, Maraú reflete a cena nordestina que pessoas de todo o mundo almejam conhecer. A simplicidade de um povo hospitaleiro, a garantia de sol e a beleza em cada detalhe tornam essa viagem uma verdadeira terapia.

 

Foto: Pedro Pedrosa Maraú/BA

 

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/11
  • Nova
    26/11
  • Crescente
    04/11
  • Cheia
    12/11

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    23/09
  • Verão
    22/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06