Campanha contra Aedes Aegypti será reforçada no Verão

19/11/2019 às 18:49
por Redação

Oferecimento
Durante esta época do ano estado e municípios devem reforçar estratégias de intensificação da vigilância e conscientização

Dados do Ministério da Saúde indicam que durante o período de janeiro a agosto de 2019, foram registrados quase 1,5 milhão de casos dengue em todo o país, um crescimento de 599,5% em relação ao mesmo período de 2018.

 

Com taxas de incidência inferiores à da dengue, mas não menos preocupantes, os casos de zika e de febre chickungunya também aumentaram na comparação com o ano anterior.  A primeira teve um incremento de 47,1%, totalizando 9.813 casos confirmados. Já os registros da segunda doença, 44,2% de aumento, com 110.627 casos. Por isso, com a proximidade do verão, época do ano com maior risco de transmissão dessas doenças, se torna ainda mais urgente alertar a população sobre as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. “Daí a necessidade de estados e municípios reforçarem as estratégias de intensificação da vigilância, campanhas de conscientização sobre hábito que podem favorecer o surgimento e proliferação dos mosquitos e da vacinação em todo o país, especialmente nessa época do ano”, diz o Biólogo Horácio Manuel Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS).

 

Bem adaptado às zonas urbanas, o Aedes aegypti se reproduz colocando ovos em locais com água parada. Portanto, uma das principais ações de prevenção ao mosquito é eliminar esses possíveis focos. “São as velhas dicas de cuidado com armazenamento irregular de pneus, pratos de vasos de planta, garrafas e outros objetos onde geralmente ocorrem acúmulo de água”, lembra o Biólogo. Ele ainda diz que o ideal é dar início à campanha de conscientização antes de um novo surto se instalar. “A melhor jeito de evitar o mosquito é impedindo sua reprodução”.

 

Abaixo, o membro do CRBio-01 lembra alguns cuidados que devem ser tomados para não criar ambientes propícios à reprodução do mosquito:

- Tonéis e caixas d’água devem estar bem fechadas;

- Fazer a manutenção periódica da limpeza das calhas;

- Armazenar garrafas com a boca para baixo;

- Utilizar tela nos ralos;

- Manter lixeiras sempre bem tampadas;

- Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;

- Limpar os bebedouros de animais com escova ou bucha;

- Acondicionar pneus em locais cobertos;

- Eliminar água sobre as lajes;

- Fazer a coleta e eliminar detritos e entulhos em quintais e jardins.

 

Foto: Istock