Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Campanha contra Aedes Aegypti será reforçada no Verão

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Campanha contra Aedes Aegypti será reforçada no Verão

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Dados do Ministério da Saúde indicam que durante o período de janeiro a agosto de 2019, foram registrados quase 1,5 milhão de casos dengue em todo o país, um crescimento de 599,5% em relação ao mesmo período de 2018.

     

    Com taxas de incidência inferiores à da dengue, mas não menos preocupantes, os casos de zika e de febre chickungunya também aumentaram na comparação com o ano anterior.  A primeira teve um incremento de 47,1%, totalizando 9.813 casos confirmados. Já os registros da segunda doença, 44,2% de aumento, com 110.627 casos. Por isso, com a proximidade do verão, época do ano com maior risco de transmissão dessas doenças, se torna ainda mais urgente alertar a população sobre as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. “Daí a necessidade de estados e municípios reforçarem as estratégias de intensificação da vigilância, campanhas de conscientização sobre hábito que podem favorecer o surgimento e proliferação dos mosquitos e da vacinação em todo o país, especialmente nessa época do ano”, diz o Biólogo Horácio Manuel Teles, membro do CRBio-01 – Conselho Regional de Biologia – 1ª Região (SP, MT e MS).

     

    Bem adaptado às zonas urbanas, o Aedes aegypti se reproduz colocando ovos em locais com água parada. Portanto, uma das principais ações de prevenção ao mosquito é eliminar esses possíveis focos. “São as velhas dicas de cuidado com armazenamento irregular de pneus, pratos de vasos de planta, garrafas e outros objetos onde geralmente ocorrem acúmulo de água”, lembra o Biólogo. Ele ainda diz que o ideal é dar início à campanha de conscientização antes de um novo surto se instalar. “A melhor jeito de evitar o mosquito é impedindo sua reprodução”.

     

    Abaixo, o membro do CRBio-01 lembra alguns cuidados que devem ser tomados para não criar ambientes propícios à reprodução do mosquito:

    - Tonéis e caixas d’água devem estar bem fechadas;

    - Fazer a manutenção periódica da limpeza das calhas;

    - Armazenar garrafas com a boca para baixo;

    - Utilizar tela nos ralos;

    - Manter lixeiras sempre bem tampadas;

    - Colocar areia nos pratos de vasos de plantas;

    - Limpar os bebedouros de animais com escova ou bucha;

    - Acondicionar pneus em locais cobertos;

    - Eliminar água sobre as lajes;

    - Fazer a coleta e eliminar detritos e entulhos em quintais e jardins.

     

    Foto: Istock

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias