Previsão de chuva em áreas da BA, do MA e do PI

02/12/2019 às 21:42
por Redação

Oferecimento
O sol forte e o ar seco vão influenciar todas as capitais do Nordeste nesta terça.

Uma frente fria que está sobre o litoral sul da Bahia aumenta a instabilidade em parte deste estado, mas uma massa de ar seco ainda predomina no Nordeste nesta terça-feira deixando a maior parte da Região com sol forte.

 

Calor intenso em AL e PI

Alagoas e Piauí foram os estados mais quentes do Brasil na segunda-feira, 2 de dezembro. Até às 23 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia havia registrado 41,3°C em Pão de Açúcar (AL), 41,0°C em Piripiri (PI). 40,9°C em Floriano (PI), 40,8°C em Oeiras (PI) e 40,4°C em Picos (PI) e em Piranhas (AL).

 

Chuva forte no sul da BA

Por causa da frente fria que está no litoral sul baiano, o extremo sul da Bahia tem risco de temporais isolados nesta terça-feira, 3 de dezembro. O dia será nublado e com chuva frequente. Nas demais áreas do sul baiano e no sudoeste do estado pode chover a qualquer hora do dia, mas o sol aparece em alguns momentos entre muitas nuvens. 

 

A previsão para o oeste da Bahia, sul e litoral do Maranhão, incluindo São Luís, e o sul do Piauí é de sol forte pela manhã e pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Nas demais áreas da Região Nordeste, incluindo Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina, a terça-feira será ensolarada e não chove. 

 

Baixa umidade do ar

Na maioria das áreas do interior do interior do Piauí, no sertão do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e também no sertão de Alagoas e de Sergipe, a umidade relativa do ar vai chegar em níveis entre 15% e 20% nas horas mais quentes do dia. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para que a saúde humana não seja prejudicada é que a umidade do ar se mantenha acima de 60%.

 

 

Foto: Joelson Gondim - Ilhéus - BA

 

Mais chuva no MA, PI e na BA nesta quarta

Nesta quarta-feira, 4 de dezembro, uma frente fria vai avançar sobre a costa da Bahia e aumentar as áreas de instabilidade sobre o Nordeste. As nuvens carregadas volta a se formar por todo o estado do Maranhão, em praticamente todo o estado do Piauí e por quase toda a Bahia. Há risco de chuva forte na região de Ilhéus. Volta a chover em Salvador, mas a chuva não deve ser intensa.

 

As pancadas de chuva vão ocorrer principalmente à tarde e à noite e os períodos com sol acontecem mais pela manhã. No sul do Piauí e Maranhão as pancadas já vão começar pela manhã e a chuva pode ser forte. 

 

A previsão para os outros locais do Nordeste é de sol forte e nenhuma chuva.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

28°
max

60mm / 90%

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%