Dias de muita chuva para o centro-sul e oeste de MG

11/12/2019 às 21:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pode chover forte na Grande BH. Passagem de frente fria reforça as áreas de instabilidade na sexta-feira.

Áreas de instabilidade que já atuam sobre grande parte da Região Sudeste do Brasil vão persistir nos próximos três dias e manter a maioria das regiões de Minas Gerais com muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva frequentes

 

Estas áreas de instabilidade serão reforçadas sobre o Sudeste durante a sexta-feira, 13, com o deslocamento de uma frente fria pelo litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro. No sábado, 14, este sistema deve se afastar para alto-mar sem efetivamente passar pelo Espírito Santo.

 

Risco de chuva forte

Os próximos dias serão de atenção para chuva forte sobre centro-sul e oeste de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte.

Nesta quinta-feira, 12, as áreas de instabilidade provocam muita nebulosidade e chuva frequente, a qualquer hora, sobre o Sul de Minas, no Triângulo/Alto Paranaíba, no Alto São Francisco, na Zona da Mata e toda a região próxima da Grande Belo Horizonte, como as cidades históricas. A chuva quase não dará trégua e poderá ser moderada a forte e volumosa em várias horas. Há risco de raios e de vento moderado a forte. 

A chuva prolongada poderá gerar alagamentos nos centros urbanos.

 

Na sexta-feira, 13, e no sábado, 14, ocorre um enfraquecimento das áreas de instabilidade. Isto vai permitir maiores períodos com sol e elevação da temperatura, mas as pancadas de chuva à tarde e à noite poderão ser fortes.

No domingo, 15, o tempo firma e o sol fica forte. Tem previsão de chuva para poucas áreas do Sul de Minas.

 

Ar seco no leste e norte de MG

Uma massa de ar seco e quente predomina sobre o Noroeste de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce e no Vale do Jequitinhonha entre os dias 12 e 16 de dezembro. Neste período, estas regiões terão dias com muito sol e calor, com baixa chance de alguma chuva.

 

 

Foto de Rômulo Batista, Betim (MG)


Grandes volumes de chuva

Áreas de instabilidade que estão por quase toda a Região Sudeste do Brasil se intensificaram sobre o centro-sul e oeste de Minas Gerais e a chuva voltou a cair forte. No período de 24 horas entre aproximadamente 17 horas do dia 10 e 17 horas de 11 de dezembro, choveu entre 40 mm a quase 100 mm e em algumas regiões mineiras. 

 

O maior destaque é para o município de Oliveira que acumulou 97,4 mm neste período, pela medição do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. Divinópolis acumulou 57,4 mm neste mesmo período. Nos dois casos, a maior parte da chuva caiu na madrugada do dia 11 de dezembro.

A região da Grande Belo Horizonte também teve chuva moderada a forte em algumas horas.

 

Confira outros volumes de chuva elevados registrados em Minas Gerais pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - no período entre 17h40min do dia 10 e 17h40 de 11 de dezembro de 2019.




Município

Local

Chuva 24h

(mm)

Carmópolis De Minas

Centro

76.6

Itapecerica

Centro

65.2

Senhora de Oliveira

Centro

61.0

Juiz de Fora

Igrejinha

60.7

Boa Esperança

Jardim Alvorada

58.0

Passos

Exposição

43.4

Patos de Minas

Lagoa Grande

43.2

Marmelópolis

Centro

42.4

Guaxupé

Centro

40.2



CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%