Como fica o tempo no Natal 2019 no Nordeste?

20/12/2019 às 20:52
por Josélia Pegorim

Oferecimento
VCAN atua na costa da Região e algumas áreas continuam secas.

As grandes áreas de instabilidade que atuam sobre o Brasil nas vésperas do Natal de 2019 têm provocando chuva forte e volumosa em todas as Regiões. Embora o sol e o tempo seco venham predominando sobre a maioria das áreas do Nordeste, Maranhão e Piauí tiveram fortes pancadas nos últimos dias.

 

O Natal 2019 será com tempo instável por quase todo o Brasil. As condições para chuva são altas para a maioria das áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e até do Nordeste. Mas maior preocupação é com a chuva sobre a Região Sudeste que será intensificada pela passagem de uma frente fria e infelizmente pode causar transtornos para a população de vários locais da Região.

As regiões metropolitanas das capitais Rio De Janeiro e Belo Horizonte podem ter problemas com a chuva neste Natal. Confira a previsão para Natal 2019  

 

Região Nordeste

 

O sol forte e o calorão predominam no Nordeste do Brasil no último fim de semana da primavera de 2019. Chuva passageira por ocorrer na faixa litorânea do sul da Bahia até Pernambuco e também no litoral do Ceará.

No sábado e no domingo, também tem previsão de pancadas de chuva com raios, que podem ser moderadas a fortes sobre o Maranhão e no litoral do Piauí.


Durante o fim de semana do Natal, um VCAN (vórtice ciclônico em altos níveis ) vai atuar na costa do Nordeste, próximo do litoral de Sergipe e de Alagoas. O VCAN deixa reduz as condições para chuva nas regiões próximas do centro do VCAN , mas aumenta a chuva nas áreas mais distantes do centro.

 

O verão começa oficialmente no domingo, dia 22 de dezembro. Confira como será a chuva do verão no Nordeste.

 

 

Foto de Saulo Godinho, Salvador (BA)

 

 

Previsão para o dia 24 de dezembro

 

No dia 24 de dezembro, o sol vai aparecer forte por várias horas em quase todas as regiões do Nordeste. A temperatura fica elevada em todos os estados.

Tem previsão de pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite no oeste e sudoeste da Bahia, por todo o Maranhão, no oeste e centro-norte do Piauí, incluindo as capitais Teresina e São Luís.

Também tem previsão de pancadas de chuva para Fortaleza e sobre o centro-norte do Ceará, para o interior e o litoral do Rio Grande do Norte. A chuva pode ser às vezes moderada. O risco de raios é baixo. 

No litoral, Zona da Mata e Agreste da Paraíba, de Pernambuco e de Alagoas, incluindo as capitais João Pessoa, Recife e Maceió, também deve chover rapidamente no dia 24 de dezembro, mas será uma chuva fraca e com curta duração. 

As únicas capitais nordestinas que não devem ter alguma chuva são Salvador e Aracaju.



Previsão para o dia 25 de dezembro

No dia de Natal, 25 de dezembro, o sol deve aparecer forte em todos os estados do Nordeste, mas quase toda a Região pode ter pancada de chuva. 

Há condições para pancadas de chuva com raios em todo o Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no oeste, sudoeste e sul da Bahia. As pancadas de chuva podem ocorrer também em São Luís, TeresinaFortaleza e Natal.

No litoral sul da Bahia, no litoral e na Zona da Mata de Pernambuco e da Paraíba pode chover a qualquer hora, mas o sol aparece o dia todo a chuva é passageira.

O dia de Natal é com sol e algumas nuvens em Salvador e no centro-norte e nordeste da Bahia, em Sergipe e em Alagoas, incluindo as capitais Aracaju e Maceió, no interior de Pernambuco e no sertão da Paraíba.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

31°
max

15mm / 80%

Natal - RN

23°
min

32°
max

15mm / 90%