Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Porto Seguro: o que fazer na cidade do nascimento do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

7 min de leitura

Oferecido por

Em maio de 1500, quando os primeiros portugueses avistaram o Monte Pascoal, disseram que a terra encontrada é graciosa e querendo aproveitá-la, nela se daria tudo. 500 anos depois, essa segue a maior síntese que define Porto Seguro: absolutamente encantadora para quem vem desfrutá-la. Desde os anos 90, Porto Seguro é visto como um destino de agito e curtição, mas para além das festas, a cidade conta com uma história única e preciosa, é parte fundamental da chamada Costa do Descobrimento. O município conta com atrações para todos os gostos: festas, passeios culturais, belas praias, compras, boa gastronomia, ótima rede hoteleira e facilidade de locomoção. Sem dúvida a região é uma das mais queridas por turistas brasileiros e estrangeiros. O combo de entretenimento é irresistível e aliado à uma excelente estrutura para receber o viajante, o fluxo turístico impressiona e ultrapassa os 900 mil visitantes anuais.

Porto Seguro é um distrito que fica no sul da Bahia, fazem parte também Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva e Vale Verde. Ainda que seja a maior da região, Porto Seguro é uma cidade pequena e descomplicada para você conhecer. Vamos conhecer os passeios imperdíveis para preparar o seu próximo roteiro de viagem?

 

Centro Histórico de Porto Seguro

Se você quer se perder na memória do nascimento do Brasil, o centro histórico de Porto Seguro é o lugar ideal. Localizado na Cidade Alta, pode ser feito a pé tranquilamente. O passeio é feito com guias, mas tem fácil acesso para quem também prefere se aventurar sozinho. Todos os prédios são muito bem sinalizados e tudo, desde o casario colonial até as igrejas, é muito bem conservado. Veja abaixo os monumentos no centro histórico e não deixe de apreciar a vista da Cidade Baixa, uma das melhores na região.

- Marco Padrão de Posse (1503): considerado um dos primeiros monumentos em solo brasileiro, simboliza o poder da coroa portuguesa. Esse tipo de padrão, como é chamada essa coluna feita de pedra, mostrava a soberania e demarcação de terras portuguesa nos locais que os navegadores aportavam.

- Nossa Senhora da Misericórdia (1526): primeira igreja construída no Brasil, originalmente, ganhou o nome de Nossa Senhora dos Passos e hoje abriga o Museu de Arte Sacra. Essa pequena construção guarda algumas preciosidades como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, de 1585, e ainda conserva as paredes e toda a sua nave em seu original, além de uma imagem de Cristo.

- Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena (1535): inicialmente construída em 1535 por Pero do Campo Tourinho, donatário da capitania, a Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade de Porto Seguro, guarda relíquias dos séculos XVI e XVII. A edificação que vemos hoje foi iniciada em 1730 sobre as ruínas da antiga Igreja Matriz. Lá está a primeira imagem trazida ao Brasil, de São Francisco de Assis, da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Pena, além de manuscritos de Manuel da Nóbrega e José de Anchieta.

- Ruínas da primeira escola dos jesuítas e Igreja de São Benedito (1551): construída em 1551 pelos jesuítas, a igreja conserva ainda hoje os bancos em madeira originais e a uma imagem de São Benedito. Ao lado da igreja, estão as ruínas da antiga residência e Colégio dos Jesuítas, a primeira escola jesuíta do Brasil.

- Casa de Câmera e Cadeia (1772): construída no século XVIII, foi o primeiro órgão legislativo de Porto Seguro e abriga hoje o Museu de Porto Seguro com objetos indígenas, documentos da época do descobrimento e vídeos sobre a colonização brasileira.

 

Praias

- Taperapuã: é a mais badalada praia de Porto Seguro. Com três grandes barracas, Barramares, Vira-Sol e Axé Moi, a programação nas areias é intensa. São shows, aulas, paquera, além de atividades esportivas como vôlei, caiaque e futebol. Cercada de verde e com águas azuis cristalinas, é um dos hot spots da cidade.

- Mundaí: mais uma para quem busca agito. Com barracas que garantem o axé nas alturas, aulas de lambaeróbica e lojinhas de souvenires, é frequentada por famílias e turmas a procura de paquera.

- Praia do Mutá: é a última praia ainda na cidade de Porto Seguro, na divisa com o distrito de Santa Cruz Cabrália. Tranquila, sossegada, vazia, cheia de coqueiros, com águas calmas e clarinhas, mas ainda com uma estrutura de praia com drinks e petiscos.

- Praia de Curuípe: bem pertinho do centro da cidade, é a favorita dos locais para caminhadas. Com uma faixa estreita de areia, mas águas claras e tranquilas, é uma praia sossegada, charmosa e com pouca estrutura de barracas.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias