Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

ZCIT aumenta a chuva em parte do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Renato Maio - Ererê - CE

3 min de leitura

Oferecido por

As nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical estão sobre a costa norte do Nordeste e vão influenciar boa parte do Maranhão, Piauí, Ceará, áreas de agreste e sertão. 

 

Nesta quarta-feira, o tempo fica bastante instável com muita nebulosidade e chuva forte a qualquer hora no noroeste, sul e leste do Maranhão, Piauí, centro-sul e leste do Ceará, áreas de agreste e sertão.  O alerta é para o risco de temporal. No oeste da Bahia, o sol aparece, faz calor e ocorrem pancadas de chuva isoladas a partir da tarde acompanhadas de raios. 

 

No litoral entre Natal e João Pessoa, o sol brilha forte e chove rápido. De Recife até o litoral sul da Bahia, o dia será de sol e praia. Faz calor também e não chove na Chapada Diamantina. 

 

Foto: Renato Maio - Ererê - CE

Tendência de mais chuva 

 

A tendência para quinta-feira, é que as áreas de instabilidade ganhem mais força na costa norte do Nordeste com a influência  da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical e a chuva não tem hora para parar no norte do Ceará e do Piauí, no Rio Grande do Norte, interior de Pernambuco e na Paraíba. Em vários momentos do dia a chuva pode cair forte, frequente e volumosa acompanhadas de raios e ventania na hora da chuva.  

 

Até, sábado, (11), a ZCIT estará próxima da costa norte do Nordeste e os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, interior do Rio Grande do Note, Paraíba e Pernambuco estarão sujeitos a chuvas fortes e volumosas.

 

Volumes de chuva

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 87 milímetros de chuva acumulados em Oeiras, 60 milímetros em Paulistana e 59,6 e Piripiri, todos municípios do Piauí, entre 17 horas do dia 10/01 e 17 horas de do dia 11/01, horário de Brasília. No mesmo período a cidade de Itapetinga, na Bahia registrou 85,2 de precipitação.

 

A situação é de alerta nas próximas 72 horas porque a chuva vai continuar persistente, segundo os meteorologistas da Climatempo.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias