Projeto irá construir laboratório sob a Cordilheira dos Andes

10/01/2020 às 15:40
por Angela Ruiz

Oferecimento
Cientista Xavier Bertou explica por que estrutura deve ser subterrânea

Você já imaginou conhecer um laboratório subterrâneo na Cordilheira dos Andes?

 

O cientista Xavier Bertou, da CNEA/CONICET (Argentina) fala no vídeo abaixo sobre o projeto para construção de um laboratório subterrâneo nos ANDES, a 1.700m abaixo da terra. A principal área de pesquisa de Xavier é o estudo de Raios Cósmicos, no Observatório Pierre Auger (Argentina). Além disso, ele também se dedica à busca de Matéria Escura em experimentos subterrâneos.

 

Em agosto de 2010, o físico começou um projeto para a criação do ANDES Underground Laboratory, um laboratório subterrâneo que seria construído aproveitando a construção do túnel de Água Negra. O laboratório terá 65.000m³ e estará a 1.750m abaixo da terra, no ponto mais profundo do túnel. Nele, serão realizadas pesquisas de matéria escura, neutrinos, astrofísica nuclear, além de possibilitar pesquisas de outras áreas, como geologia e biologia.

 

Caso a construção seja realizada, o ANDES Underground Laboratory será o primeiro laboratório subterrâneo do hemisfério sul, tornando-se um polo de pesquisas de alto nível na América Latina e possibilitando a colaboração de grupos de pesquisa internacionais.

 

 

 

Cordilheira dos Andes e o Clima

 

A Cordilheira dos Andes é uma grande cadeia montanhosa, que está localizada na América do Sul. É considerada a maior do mundo em comprimento com aproximadamente 8 mil km de extensão e uma largura que varia de 200 a 700 km. Possui uma altitude média de 4.000 metros, cujo ponto mais alto é o Monte Aconcágua, que apresenta cerca de 7 mil metros de altitude. 

 

Está localizada na costa oeste da América do Sul, atravessando países: Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia e Venezuela. O clima predominante na Cordilheira dos Andes é o frio de montanha. A temperatura varia muito de acordo com a altitude e o relevo. Assim, nos pontos mais altos, apresentam temperaturas negativas, as quais ficam cobertas de neve constantemente.

 

A Cordilheira dos Andes abriga uma enorme riqueza ecológica com a vasta fauna e flora e diversos recursos minerais. Nas áreas de menor altitude, a vegetação é rasteira e nos pontos mais altos as plantas não se desenvolvem visto as baixas temperaturas e a atividade constante de neve.