Oferecido por
A chuva voltou a cair forte e volumosa sobre a Grande Belo Horizonte na noite da terça-feira, 28 de janeiro, causando grandes transtornos. Ruas se transformaram em rios devido ao grande volume de água. Em apenas 1 hora choveu cerca de 60 mm em Nova Lima e o acumulado de 3 horas ficou em torno de 100 mm. Belo Horizonte também teve mais de 60 mm em 1 hora e quase 130 mm em 2 horas .
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que provocou a chuva extrema na semana passada sobre Minas Gerais e outros estados do Sudeste do Brasil já se desfez. Porém, os ventos sobre o Brasil ainda estão concentrando muito ar úmido sobre Minas Gerais e voltou a esquentar com o sol aparecendo novamente. Assim, áreas de nuvens carregadas cresceram em vários locais do estado e provocaram as fortes pancadas.
A chuva não é mais generalizada, mas caiu forte em algumas áreas.
Foto de Vinicius Torres Máximo Monteiro, Belo Horizonte (MG)
em 28/1/2020 - reprodução de vídeo
Foto de Lucia Helena Alvarez Leite, Belo Horizonte (MG) 28/1/2020
Confira alguns grandes volumes de chuva registrados pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais) na Grande Belo Horizonte e em outros municípios próximos da capital mineira.
Medição do INMET
Belo Horizonte/Cercadinho: 128,9 mm em 2h, entre 20h e 22h, 66,2 mm entre 20h e 21h;
Ibirité: 61,4 mm em 2h, entre 20h e 22h, 43,4 m entre 20h e 21h;
Guarda-Mor: 79,8 mm em 4h, entre 16h e 20h
Medição do CEMADEN
Pela medição do CEMADEN, entre 20h20 e 21h20 choveu 61,9 mm em uma região de Nova Lima. Mas o acumulado em 3h foi de 129,5 mm, entre 19h30 e 22h30. No mesmo período, a região de Raposos recebeu 73,8 mm de chuva.
A imagem captada pelo satélite GOES 16 mostra nuvens bastante carregadas (manchas vermelhas e brancas) sobre a Grande Belo Horizonte por volta das 20h de 28/1/2020.
Nuvens carregadas sobre MG na noite de 28/1/2020
Previsão para quarta-feira
Para esta quarta-feira, 29 de janeiro, ainda há previsão de pancadas de chuva para todas as regiões de Minas Gerais. Toda a região da Grande Belo Horizonte, da Zona da Mata e do Triângulo/Alto Paranaíba, tem um dia abafado, com muitas nuvens e pancadas de chuva que podem ocorrer a qualquer hora. A chuva não é generalizada, mas ainda pode cair moderada a forte, inclusive sobre a região metropolitana de Belo Horizonte.
No Vale do rio Doce, no Vale do Jequitinhonha e no Noroeste de Minas Gerais, o sol aparece na maior parte do dia e as pancadas de chuva só devem ocorrer a partir da tarde.
Massa de ar seco avança sobre MG
Uma sistema meteorológico conhecido como ASAS - Alta pressão (atmosférica) do Atlântico Sul - avança sobre a Bahia e sobre parte do Sudeste nos próximos dias. A ASAS vai deixar o Vale do rio Doce, o Vale do Jequitinhonha e o Noroeste com o ar seco e assim estas regiões devem ter dias com sol e sem chuva entre a quinta-feira, 30 de janeiro, e o sábado, 1 de fevereiro.
Esta massa de ar seco vai influenciar também o Espírito Santo nos próximos dias e deixar o tempo firme, com muito sol por alguns dias.
Na região da Grande Belo Horizonte e nas outras regiões de Minas Gerais, as pancadas de chuva diminuem a partir da quinta-feira, mas não param completamente.
Mas a partir do domingo, 2 de fevereiro, as pancadas de chuva voltam a ocorrer por todo o estado e também sobre o Espírito Santo.