Divulgadas imagens inéditas da superfície do Sol

31/01/2020 às 13:04
por Redação

Oferecimento
Capturadas pelo maior telescópio do mundo, imagens revelam estruturas semelhantes a células

Pesquisadores da Universidade do Havaí divulgaram nesta quarta-feira (29/01) imagens inéditas da superfície do Sol. As imagens de alta resolução foram captadas pelo maior telescópio solar do mundo, localizado no Havaí.

 

Um vídeo das imagens mostra a superfície dourado-laranja do Sol coberta por estruturas semelhantes a células "do tamanho do Texas" assim como "pequenas pegadas de magnetismo" que se estende no espaço, afirmou a universidade num comunicado.

 

 

Cientistas esperam usar os dados coletados pelo telescópio para mapear os campos magnéticos na coroa solar, a área mais externa do Sol, onde ocorrem erupções que podem interferir em voos, na navegação por GPS e causar até apagões na Terra. "É literalmente o maior salto na capacidade da humanidade para estudar o Sol da Terra desde o tempo de Galileu", disse Jeff Kuhn, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.

 

Localizado no topo de um vulcão na ilha de Maui, o telescópio receberá novos instrumentos nos próximos meses que o tornarão mais poderoso e ajudarão a mapear os campos magnéticos do Sol em "detalhes extremos". "Com essas novas ferramentas, esperamos aprender como o Sol interage com a Terra", acrescentou Kuhn.

 

Superfície do Sol