Chuva não para no RJ e rios transbordam

13/02/2020 às 09:08
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de deslizamento de terra na região Serrana aumenta com a continuidade da chuva. Saiba quando da chuva vai diminuir.

Vários rios no estado do Rio De Janeiro estão em alerta máximo e alguns transbordaram por causa da chuva frequente, por vezes forte, que vem caindo desde o começo desta semana. Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente, a situação mais crítica no começo da manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro, era no Norte e Noroeste Fluminense e na região de Nova Friburgo, na região Serrana do estado do Rio.

 

Por volta das 7h30 desta quinta-feira, estavam transbordando os rios São Pedro, na região de Macaé, Itabapoana, em São José do Itabapoana e rio Capivari, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

 

Acompanhe a chuva pelo radar meteorológico do Sumaré

 

Confira a situação de alguns rios e quanto choveu em 24 horas ou em 96 horas, de acordo com o INEA, por volta das 7h30 de 13/2/2020



Município

Rio

Situação

Volume de chuva

Silva Jardim

Capivari

alerta máximo

179,2 mm em 96h

Nova Friburgo

Bengala

alerta máximo

83,4 mm em 24h

Macaé

São Pedro

transbordando

117,8 mm em 96h

Bom Jesus de Itabapoana

Itabapoana

transbordando

68,6 mm em 96h

Duque de Caxias

Capivari

transbordando

145,8 mm em 96h



Volumes de chuva registrados pelo INMET entre 8 horas do dia 12 e 8 horas do dia 13 de fevereiro de 2020.



Município

Chuva em 24h (mm)

Nova Friburgo

87,6

Cambuci

71,8

Macaé

49,2

cabo de São Tomé

47,0

Petrópolis/pico do Couto

45,0

Duque de Caxias/Xerém

43,6



Previsão do tempo

A circulação dos ventos sobre a Região Sudeste fez com que as áreas de instabilidade voltassem a se intensificar entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Nuvens bastante carregadas ainda eram observadas nesta região no começo da manhã da quinta-feira, 13 de fevereiro. 

Na região Serrana e no Norte/Noroeste Fluminense já choveu com moderada a forte intensidade em alguns locais na madrugada e começo da manhã desta quinta-feira. A previsão é de continuidade da chuva no decorrer do dia. A chuva deve variar de intensidade até a noite, mas segue constante e pode ser moderada a forte em alguns momentos.

 

No Grande Rio e nas demais áreas do centro-sul do estado do Rio de Janeiro, a chuva continua também, com fraca a moderada intensidade. 

A temperatura continua baixa nesta quinta-feira por causa do tempo chuvoso.

O risco de deslizamento aumenta com a continuidade da chuva.

 

 

Foto de Patricia Madeira, Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Sol reaparece nesta sexta

Para esta sexta-feira, 14, a previsão é de diminuição da nebulosidade e da chuva sobre o estado do Rio de Janeiro e de períodos com sol no decorrer do dia. A cidade do Rio e praticamente todas as outras regiões fluminenses ainda devem ter  chuva na madrugada e começo da manhã e novamente a partir da tarde.

 

Fim de semana

Para o fim de semana, a previsão é de sol e a volta do calor no estado do Rio de Janeiro. A temperatura sobe rapidamente e passa dos 30°C, exceto nas cidades serranas. Ainda tem previsão de pancadas de chuva no fim da tarde e à noite, mas só em alguns locais. Não deve chover de forma generalizada. Pode chover no Grande Rio.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%