Fortes temporais atingem a Grande SP neste domingo

08/03/2020 às 15:31
por Matias Sales

Atualizado 08/03/2020 às 15:33

Oferecimento
Novas áreas de instabilidade podem provocar mais pancadas de chuva até o fim da tarde

O excesso de calor e de umidade formou nuvens muito carregadas sobre a Grande São Paulo na tarde deste domingo, 8 de março.

 

Em Osasco, a chuva torrencial veio com granizo. Várias ruas ficaram alagadas.

Na capital, o Centro de Gerenciamento de Emergências da prefeitura (CGE) decretou estado de atenção para alagamento em grande parte da cidade. Até às 15h de hoje, já havia 5 pontos de alagamento ativos, sendo 1 intransitável.

 

De acordo com dados do CGE e do Cemaden, o acumulado de chuva em apenas 2h chegou a 45,5mm no Jardim Anhanguera, 43,0mm em Perus, 27,2mm na Lapa e 18,5mm na Freguesia do Ó.

Até o fim da tarde deste domingo, novas áreas de instabilidade que avançam do interior do estado podem provocar pancadas de chuva de moderada a forte intensidade na região metropolitana de São Paulo. À noite, a tendência é de diminuição da chuva.

 

Segunda-feira

Amanhã (9), uma mudança na circulação dos ventos nos níveis médios da atmosfera vai formar nuvens carregadas por algumas áreas do estado. Por isso, o dia começa com sol, mas chove entre a tarde e a noite na região da capital, Vale do Paraíba e no centro-norte paulista. Apesar da chuva ser isolada, há risco de chover forte.

Litoral norte e Baixada Santista

 

No litoral norte de São Paulo e na Baixada Santista, a segunda-feira será um dia marcado por bastante sol e calor. No entanto, a partir da tarde, a previsão é de pancadas de chuva localizadas, que podem ocorrer com moderada a forte intensidade. Desde o último domingo (1), o Corpo de Bombeiros realiza buscas às vítimas dos temporais que atingiram a região. No sábado (7), os trabalhos foram encerrados em Santos e São Vicente. Até o momento são 42 mortos. No Guarujá, 36 pessoas ainda estão desaparecidas.

 

Tendência

Esta semana será bem típica de verão em boa parte do estado de São Paulo, com sol, calor e pancadas de chuva rápidas e isoladas. Na capital e no litoral norte, ainda há possibilidade de chuva isolada na terça-feira (10), mas entre quarta e sexta, o tempo deve ficar firme sobre essas áreas, assim como na Baixada Santista.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%