Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Covid-19 provoca adiamento de COP26

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

A COP26, a conferência do Clima do Reino Unido foi adiada. O secretário-executivo do Observatório do Clima,Marcio Astrini publicou um comunicado. Leia abaixo:  

 

“O adiamento da COP26 era uma medida esperada diante da tragédia global da COVID-19, que não tem data para acabar. A emergência epidemiológica, porém, não desobriga os países de aumentar sua ambição e concretizar ações contra outra grande crise que a humanidade enfrenta, a climática.

 

Quando a pandemia passar, teremos um mundo definitivamente transformado e uma economia global a reconstruir, e é imprescindível que essa reconstrução ocorra em bases sustentáveis. Devemos aprender com uma crise, para evitar outras. A conferência pode ser um passo decisivo nessa reconstrução.”

 

Sobre a COP26

 

Acompanhar o processo de negociações da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) é cada vez mais relevante para organizações não estatais. Em especial a partir das negociações para o Acordo de Paris, ficou evidente que é necessária a participação ativa da sociedade civil organizada e do setor empresarial para a construção de soluções. Nas Conferências das Partes sobre Clima, as COPs, existe um ambiente rico de troca de informações entre negociadores, organizações não-governamentais do mundo inteiro, cientistas, representantes do setor privado e cidadãos interessados no tema. 

 

O status de Observador permite às organizações acessarem muitas das salas de negociações e acompanharem de perto as manifestações dos países durante as COPs. Há ainda a possibilidade de submeter manifestações oficiais aos processos de negociação. 

 

As COPs são também uma boa oportunidade de lançar estudos e participar de novas redes atuantes na agenda climática. Apenas organizações observadoras podem submeter pedidos para organizar Side Events e ter stands no espaço oficial onde ocorrem as negociações inovadoras que deem conta do desafio de limitar o aumento da temperatura média do planeta bem abaixo dos 2°C em relação ao período pré-industrial, com esforços para não ultrapassar 1,5°C.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias