Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Veja uma célula infectada com o novo coronavírus

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Novo coronavírus Sars cova-2 em micrografia eletrônica

4 min de leitura

Oferecido por

Esta é uma imagem real do novo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a grave doença respiratória denominada covid-19. A imagem é uma micrografia eletrônica de varredura colorida de uma célula apoptótica (azul) infectada com partículas do vírus SARS-COV-2 (amarelo), isoladas de uma amostra de paciente infectado. 

Esta imagem foi capturada no NIAID/Integrated Research Facility (IRF), em Fort Detrick, Maryland, Estados Unidos.

 

 

 

Novo coronavírus SARS-CoV-2 em micrografia eletrônica

 

 

NIAID: Sigla em inglês para Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, que é uma agência governamental do departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

 

 

O que é a covid-19?

A covid-19  (do inglês Coronavirus Disease 2019) é uma doença infecciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). O nome desta nova doença que se espalhou pelo planeta Terra nos primeiros meses de 2020 é covid-19 e o nome do vírus causador desta doença SARS-CoV-2. O SARS-CoV-2 é um tipo de coronavírus. Outros coronavírus são associados às doenças SARS ( Síndrome Respiratória Aguda Grave) , sigla em inglês para “Severe Acute Respiratory Syndrome”, e à MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), sigla em inglês “Middle East Respiratory Syndrome”.

 

 

 

Novo coronavírus SARS-CoV-2 em micrografia eletrônica

 

 

Globalmente, segundo informações do site da Organização Mundial da Saúde (OMS), às 2 horas da madrugada de 10/4/2020 pelo horário CEST (Central European Summer Time, horário de verão da Europa Central),  21 horas da quinta-feira, 9/4/2020, em Brasília, foram confirmados 1.521.252 casos de covid-19, incluindo 92.798 mortes, relatados à OMS.

Segundo especialistas, cerca de 80% dos casos confirmados da covid-19 são leves,  assintomáticos e a maioria das pessoas se recupera sem sequelas.

Porém, uma parcela de cerca de 15% são de infeções graves que necessitam de oxigénio e 5% são infecções muito graves que necessitam de ventilação assistida em ambiente hospitalar.

A covid-19 é uma doença que pode matar nos casos mais graves, pois se transforma em uma pneumonia grave, com com insuficiência respiratória grave e falência de vários órgãos

 

Como a covid-19 é transmitida?

O vírus da covid-19 é transmitido através de gotículas produzidas nas vias respiratórias das pessoas infectadas. A pessoal infectada espalha o vírus ao espirrar ou tossir. As gotículas infectadas podem ser inaladas ou atingir diretamente a boca, nariz ou olhos de pessoa que estiverem próximas de quem está infectado. 

Mas estas gotículas infectadas liberadas ao tossir e espirrar pode também cair sobre objetos e superfícies próximas de onde a pessoa está. Então, outras pessoas tocam nestes objetos e superfícies com o vírus, levam a mão aos olhos, nariz ou boca e podem se contaminar também!

 

Água e sabão são ótimos para "limpar" o vírus! Confira as dicas de como se prevenir da covid-19

 

 

Dicas para se prevenir de gripes, resfriados e da covid-19

 

 

 

Fontes: WHO, Organização Mundial da Saúde, Wikipédia, Ministério da Saúde do Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias