Chuva à vista para a Região Sul do Brasil

24/04/2020 às 04:33
por Redação

Oferecimento
Mais de 200 municípios gaúchos sentem os efeitos da grande deficiência de chuva desde o começo do verão. Veja a tendência do clima para maio.

Região Sul do Brasil teve pouca chuva durante o verão, o que causou grandes perdas para a agricultura. A situação mais grave é a do Rio Grande do Sul. No dia 23 de abril, mais de duas centenas de cidades gaúchas havia decretado situação de emergência por causa da estiagem.

Além disso, a falta de chuva fez com que os rios e córregos do estado atingissem níveis críticos de disponibilidade hídrica, em diversas bacias gaúchas, comprometendo o abastecimento e a geração de energia.

 

O primeiro mês do outono de 2020, completado em 20 de abril, também não trouxe chuva para o Sul do Brasil. Abril está sendo muito seco e a falta de  chuva é notada também nas capitais. Em 23 dias, o volume de chuva acumulado está mais de 70% abaixo da média nas três capitais.

 

Dicas para se proteger de gripes, resfriados e da covid-19

 

 

Foto de Dolores Klassen, Aceguá (RS)

 

 

#fiqueemcasa, veja a previsão do tempo, vai lá na janela tomar um sol e clique #otempodajanela.

 

 

Em valores aproximados, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - de 1 de abril até 9 horas do dia 23, Porto Alegre acumulava quase 28 mm, 74% abaixo da média histórica para abril que é de 107 mm. Em Florianópolis, o total de chuva neste período foi aproximadamente 12 mm, 90% abaixo da média para abril que é de 123 mm. Em Curitiba, segundo o INMET, choveu quase 22 mm em 23 dias, total que está 77% abaixo da média para este mês que é de 96 mm.

 

 

Chuva à vista

Com o predomínio de ar seco, o sol e o céu azul ainda vão marcar presença na Região Sul até sábado 25 de abril,  mas a previsão é de mudança no tempo no domingo. Áreas de instabilidade associadas a um frente fria vão provocar chuva no domingo, 26 de abril, por quase todo o Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Na segunda-feira, 27, a chuva ganha força sobre o Rio Grande do Sul.

 

Tendência do Clima para maio

A boa notícia é que as mais recentes simulações da previsão de chuva apontam uma virada no tempo a partir do domingo. A previsão do clima para maio indica chuva para o Sul do Brasil. Porém, é preciso cautela. A deficiência hídrica é grande e a chuva de maio, se a previsão se confirmar, não vai acabar com a estiagem

 

Frio traz mais doenças respiratórias e cardiovasculares

 

Patrícia Madeira, meteorologista da Climatempo especialista em previsão de clima observa: “ O mês de maio será o mais generoso em chuva do ano até agora. A chuva não será frequente, porém as passagem de duas frentes frias  deve garantir chuva mais abrangente sobre a Região Sul. Podem ocorrer outros eventos de chuva fora estas frentes frias, mas que irão beneficiar pequenas áreas”.

 

 

 

Live sobre a previsão de clima para maio de 2020

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%