Cantareira tem menor quantidade de chuva em 20 anos

29/04/2020 às 15:07
por Paula Soares

Oferecimento
Nunca choveu tão pouco no Cantareira em um mês de abril desde o início das medições

O outono já é uma estação marcada pela redução da chuva em São Paulo, mas há uma situação especial neste abril de 2020. Na capital paulista, por exemplo, este abril está sendo o segundo abril mais seco  no histórico da medição automática, que começou em julho de 2006, portanto em 14 anos.

 

Cantareira

A falta de chuva também foi sentida entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, nas áreas de captação do Cantareira, que é o maior reservatório que abastece a Grande São Paulo

 

O Sistema Canteira tem como média histórica 86,6mm de chuva no mês de abril, e até agora, 29 de abril, só foram registrados 2,2mm, segundo a Sabesp. Nunca choveu tão pouco durante um mês de abril, desde quando começaram as medições, em 2000. 

 

O reservatório operava no dia 29 de abril com 61,9% de sua capacidade. "Esta é uma situação bastante confortável. A queda que ocorre daqui para frente, no decorrer do outono/inverno, é uma situação normal nesta época do ano", afirma a meteorologista Josélia Pegorim. A chuva dos últimos meses foi o que ajudou a elevar o nível dos reservatórios, deixando o Cantareira em uma situação mais tranquila.

 

Veja: Fevereiro mais chuvoso em 77 anos

 

No entanto, é valido lembrar que estamos em um período seco, e é possível que nos próximos meses o Cantareira possa ficar abaixo dos 60% novamente, entrando em estado de atenção. Mesmo com os demais reservatórios que hoje estão interligados e podem ajudar o Cantareira, é recomendado consumir a água de forma consciente.

 

Faixas de operação

Confira as faixas que que definem as condições de operação do Sistema Cantareira, conforme o nível de armazenamento.

 

Normal: volume de água igual ou maior que 60%, que permite retirada de até 33 m³/s;
Atenção: volume de água igual ou maior que 40%, que permite retirada de 31 m³/s;
Alerta: volume de água igual ou maior que 30%, que permite retirada de 27 m³/s;
Restrição: volume de água igual ou maior que 20%, que permite retirada de 23 m³/s;
Especial: volume inferior a 20%, que permite retirada de 15,5 m³/s.

 

 

 

Quando volta a chover em SP?

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%