1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Instabilidade aumenta na costa norte do Nordeste
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Instabilidade aumenta na costa norte do Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Marcelo Pinheiro - Natal - RN

3 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade começam a aumentar na costa norte do Nordeste. Esse aumento está associado a influência da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical.

 

Nesta quarta-feira, entre o norte do Maranhão e todo o estado do Rio Grande do Norte, o sol aparece, porém a ZCIT ajuda a espalhar muitas nuvens e possibilita a ocorrência de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios e rajadas de vento, inclusive nas capitais: São Luis, Teresina, Fortaleza e Natal. As cidades de Quixeramobim (CE) e Mossoró (RN) também ficam na rota desta chuva. 

 

Os ventos úmidos que sopram do mar e chegam a costa leste do Nordeste deixam o tempo instável com muitas nuvens e chuva a qualquer momento do dia intercalando alguns períodos de sol entre Salvador e Maceió. Não há risco de chuva volumosa.

 

No litoral sul da Bahia, e entre Recife e João Pessoa, o sol aparece mais forte e chove de forma passageira. Nas demais áreas do Nordeste, o tempo permanece estável, devido a presença da massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas de chuva.

 

Foto: Marcelo Pinheiro - Natal - RN

 

Costa norte mais instável

 

Na quinta-feira (14), as instabilidades aumentam ainda mais na costa norte do Nordeste e chegam até o litoral de Pernambuco. Nestas localidades, o tempo fica instável com previsão de chuva a qualquer hora do dia. Pode chover já pela manhã nas capitais São Luis, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife. 

 

Entre Maceió e o litoral sul da Bahia, o sol aparece e chove de forma rápida.  Nas demais áreas do Nordeste, o predomínio é da massa de ar seco com sol forte, tempo firme e baixos índices de umidade relativa do ar. 

 

Leia também: Pesquisadores brasileiros usam modelos matemáticos contra o covid-19 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias