Eslovênia se declara livre de coronavírus

15/05/2020 às 19:37
por Redação

Oferecimento
Pequeno país alpino reabre fronteiras e se torna primeira nação europeia a declarar o fim da epidemia em seu território

A Eslovênia se tornou o primeiro país europeu a declarar o fim da epidemia de covid-19 em seu território. O governo do Estado-membro da União Europeia (UE) afirmou nesta sexta-feira (15/05) que a doença está sob controle e que, portanto, não há mais a necessidade de medidas extraordinárias de saúde.

 

"Hoje a Eslovênia tem a melhor situação da epidemia na Europa, o que nos permite cancelar o alerta de epidemia geral", disse o primeiro-ministro Janez Jansa, dois meses após a declaração de epidemia. Segundo o governo esloveno, os residentes da UE poderão, a partir de agora, cruzar livremente a fronteira do país a partir da Áustria, Itália e Hungria em postos de controle predeterminados, enquanto a maioria dos cidadãos não europeus deverá adotar uma quarentena de 14 dias.

 

O primeiro caso de coronavírus na pequena nação alpina de dois milhões de habitantes foi registrado em 4 de março. No dia 12 do mesmo mês, foi declarada epidemia nacional. O país soma hoje 1.464 casos confirmados e 103 mortes por covid-19, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins. Com a diminuição no ritmo das infecções, o governo decidiu optar pela abertura das fronteiras. Entretanto, algumas medidas de prevenção ainda permanecem válidas, como a proibição de aglomerações públicas e a manutenção das regras de distanciamento social e do uso de máscaras de proteção.

 

Na próxima semana, será permitida a reabertura de alguns centros de compras e hotéis. As competições de futebol e outros esportes coletivos serão permitidas a partir de 23 de maio.

Apesar do anúncio do governo, alguns especialistas alertaram para a presença do coronavírus no país. "Nenhuma outra nação europeia até agora declarou o fim da epidemia, então temos de ser cautelosos", observou a especialista em doenças infecciosas Mateja Logar a uma emissora pública. "O vírus ainda está presente."

 

Leia também: Como garantir um ambiente seguro para os idosos na quarentena

FASES DA LUA

  • Nova
    21/06
  • Crescente
    30/05
  • Cheia
    05/06
  • Minguante
    13/06

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12