Oferecido por
Choveu muito na capital no começo na primeira quinzena de maio, mas o sol voltou a predominar no final da semana passada. Até a manhã do dia 18 de maio, o acumulado de chuva estava em aproximadamente 312 mm, sendo que a média (cálculo para o período de 1981/2010) é de 279,8 mm. O acumulado de chuva parcial de maio em Salvador já está cerca de 11% acima da média histórica
Para a região de Salvador, maio é o mês mais chuvoso do ano, de acordo com a Climatologia.
Alta pressão atmosférica
No entanto, um sistema de alta pressão atmosférica, com centro sobre o oceano Atlântico, que estava na altura do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 18, se intensifica e se expande no decorrer desta semana. Este sistema se desloca para leste e ao mesmo tempo vai em direção à costa da Região Sudeste.
Entre a quarta e a quinta-feira, dias 20 e 21 de maio, o centro desse sistema atinge pressão de 1032 hPa, um valor de pressão atmosférico bastante elevado. Esta circulação anticiclônica também pode ser vista no nível de 850 hPa, a cerca de 1500 metros de altitude.
Foto de Esmeraldo Camurugi Jr, Salvador (BA)
Vento marítimo
Os ventos marítimos gerados por este enorme sistema de alta pressão atmosférica, que fica sobre o mar, vão injetar uma grande dose de umidade sobre o leste da Bahia e a região de Salvador esta semana. Isto vai manter o tempo instável e a chuva será frequente nos próximos dias.
Entre terça e sexta-feira (19 e 22 de maio), o volume de chuva acumulada pode chegar na casa dos 100 mm, o que faria Salvador ter cerca de 400 mm antes do mês terminar.
Como a pandemia está transformado a mobilidade urbana
Nova frente fria
Além deste aumento da chuva por causa de infiltração de umidade marítima, há também a preocupação com o aumento da instabilidade por causa de outra frente fria que deve atingir a Bahia na próxima semana. Numa primeira estimativa, esta frente fria deve chegar ao litoral da Bahia no dia 26 de maio.