1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Mundo tem segundo mês de abril mais quente da história
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mundo tem segundo mês de abril mais quente da história

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Abril se tornou o terceiro mês consecutivo a ser o segundo mais quente já registrado no mundo, depois que o ano começou com o janeiro mais quente já visto em 141 anos de registros, de acordo com os cientistas dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.

 

Ainda de acordo com informações da agência, o ano de 2020 também está sendo o mais quente já registrado no planeta, considerando os meses de janeiro a abril, com o gelo marinho do Ártico continuando seu recuo.

 

Abaixo estão os destaques do último relatório mensal da NOAA sobre o Clima global:

 

Clima em números

Abril de 2020

A temperatura média global em abril ficou 1,0ºC acima da média do século 20, o que torna o mês o segundo mais quente da história, atrás apenas de abril de 2016.

 

Os oito meses de abril mais quentes no mundo ocorreram a partir do ano de 2010. 

 

Do início do ano até agora (jan-abr)

A temperatura global entre janeiro e abril de 2020 ficou 1,1ºC acima da média, o que torna o período o segundo mais quente já registrado, atrás apenas de 2016.

 

Além disso, os quatro primeiros meses deste ano foram os mais quentes da história na Europa e na Ásia e os segundos mais quentes na região do Caribe e na América do Sul. Nenhuma área terrestre ou oceânica teve recorde de baixas temperaturas.

 

Outros eventos climáticos importantes

A temperatura global da superfície oceânica em abril de 2020 ficou 0,8ºC acima da média do século 20 e foi a mais alta para o mês desde que os registros mundiais começaram, em 1880.

 

A cobertura de gelo marinho em abril de 2020 ficou 6,5% abaixo da média de 1981 a 2010 e foi a quarta menor extensão já registrada no mês no Ártico.

 

 

Este texto é uma tradução e adaptação de conteúdo publicado pela NOAA. Para acessar a publicação original, clique aqui.

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias