Segunda onda de frio de maio de 2020 vem mais forte

22/05/2020 às 19:45
por Redação

Atualizado 22/05/2020 às 19:46

Oferecimento
Ar gelado se espalha sobre o país a partir do sábado, 23, d vai ficar mais tempo sobre o interior do país.

A temperatura começou a despencar nesta sexta-feira, 22 de maio, em áreas do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul. Além da chuva forte e intensas rajadas de vento, estas regiões do país também sentiram os primeiros efeitos da entrada de uma forte massa de ar frio de origem polar. 

 

Em Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, o aeroporto local registrava apenas 17°C, por volta das 15 horas, sendo que no anterior, nesta mesma hora, a temperatura estava em 29°C. 

 

A fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia teve ventania junto com a acentuada queda da temperatura.  Em Corumbá, o aeroporto local registrou várias rajadas de vento acima de 50 km/h na tarde da sexta-feira. As mais intensas alcançaram 87 km/h, às 12h46 local e 74 km/h às 14 horas local. A temperatura às 16 horas local era de 15°C, contra 31°C na mesma hora no dia anterior.

 

O ar frio de origem polar volta a se espalhar sobre muitas áreas do Brasil a partir deste sábado, 23 de maio, causando fazendo a temperatura cair muito e o frio vai persistir por quase toda a próxima semana. 

 

Este é a segunda onda de frio que chega ao Brasil em maio de 2020 e vem mais forte do que a primeira, que atuou na semana que antecedeu o Dia das Mães. Além disso, o ar frio vai ficar mais tempo sobre o interior do país. Ciclones extratropicais vão ajudar a manter o frio no interior do continente.

O ar gelado será sentido nos próximos dias em todas as áreas das Regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, em Rondônia, no Acre e no Sul do Amazonas.

 

 Fique atento! As quedas bruscas de temperatura deixam nosso corpo mais sujeito à gripes e resfriados

 

 

 

 

Quarentena: dicas para garantir ambiente seguro para os idosos

 

Temperatura demora a baixar no Sul

A temperatura vai demorar para realmente baixar sobre o Sul do Brasil porque um ciclone extratropical vai deixar muita nebulosidade sobre esta Região no fim de semana. A nebulosidade dificulta o resfriamento.

 

O frio aumenta problemas respiratórios e cardiovasculares. Moradores de rua vão sofrer mais nos próximos dias. A temperatura na cidade de São Paulo e Grande São Paulo e também pelo interior paulista, vai ficar abaixo dos 10°C  a partir da segunda-feira.

 

 Frio traz mais doenças respiratórias e cardiovasculares

 

O frio abaixo de 10°C também deve ser sentido em muitas áreas de Mato  Grosso do Sul, em alguns locais do sul de Mato Grosso e de Goiás. Na próxima semana, a temperatura também deve baixar de 10°C em áreas de Minas Gerais e possivelmente nas serras do Rio De Janeiro.

 

O inverno 2020 começa em 20 de junho, às 18h44 e vai até 22 de setembro, às 10h31.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%