Frio abaixo de 0°C no Sul e no Sudeste

28/05/2020 às 13:13
por Redação

Oferecimento
Estados do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo registraram geada

Os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil ainda sentiram a forte presença do ar frio de origem polar nesta quinta-feira. A madrugada foi gelada, com temperatura abaixo de 0°C em algumas áreas de Santa Catarina, do Paraná, do sul de São Paulo e do Sul de Minas.

 

O Epagri-Ciram registrou -3,6°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV dias. No Paraná, o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - registrou -1,5°C em General Carneiro. Em Minas Gerais, no Sul Mineiro, a temperatura chegou a -1,0°C em Maria da Fé. Em São Paulo, o CIIAgro registrou -0,3°C em Itapetininga.

 

Muitas áreas nos estados do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais registraram temperaturas entre 0°C e 5°C na madrugada de 28 de maio. 

 

No sul de Mato Grosso do Sul, a temperatura ainda chegou a 4,4°C em Rio Brilhante. Jataí, no sul de Goiás, registrou 5,1°C, segundo o INMET.

 

O sul de Mato Grosso ainda teve frio abaixo de 10°C nesta quinta-feira, com 7,6°C em Alto Taquari.

No Distrito Federal, a temperatura também ficou abaixo de 10°C em alguns locais, com temperatura mínima de 9,2°C em Gama.

 

Recorde de frio em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre

 

O estado do Espírito Santo esfriou mais nesta quinta-feira e Venda Nova do Imigrante registrou 7,3°C, segundo o INMET. Mas segundo o INCAPER, na serra capixaba, em Domingos Martins, na região de Aracê, a temperatura chegou aos 3,4°C.

 

No Rio de Janeiro, de forma geral, a temperatura na madrugada desta quinta, 28, teve ligeira elevação em relação à madrugada do dia 27. Mesmo assim, temperaturas abaixo dos 10°C foram observadas em alguns locais. O INMET registrou 7,1°C em Carmo, 8,1°C em Resende e 9,5°C, 8,7°C em Santa Maria Madalena e 9,5°C em Cambuci, entre outras.

 

Menos frio nos próximos dias

O frio diminui nos próximos dias no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, com afastamento gradual do centro da forte massa de ar de origem polar que se espalhou sobre o país nesta última semana de maio de 2020. As temperaturas terão gradual elevação, mesmo assim, a sensação de frio vai persistir à noite e no começo da manhã.

Esta foi a segunda onda de frio forte de maio, mas há previsão de outras semanas geladas em junho e durante o inverno, com a passagem de outras massas de ar frio intenso, semelhantes a estas de maio.

 

Show do gelo

 

O frio intenso provocou geada em áreas do Sul e do Sudeste.

 

 

Foto de Robson Uliana, Domingos Martins (ES)

 

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

 

 

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

 

 

 

Foto de Jailton Renato de Oliveira Bom Sucesso de Itararé (SP)

 

 

Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)

 

 

Foto de Wiliam Siqueira, Maria da Fé (MG)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

26°
max

0mm / 0%

Santa Maria - RJ

19°
min

25°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Nova
    20/07
  • Crescente
    27/07
  • Cheia
    05/07
  • Minguante
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    20/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12