Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Para que servem os testes de anticorpos do coronavírus

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Testes serológicos indicam quem já contraiu a covid-19, estando imunizado

3 min de leitura

Oferecido por

Embora há semanas vigorem na Rússia toques de recolher severos, voltou a crescer o número de novos casos de covid-19: apenas no último sábado (23/05), as autoridades registraram mais de 9.400 contágios. Agora pretende-se aplicar testes de anticorpos em massa para avaliar melhor o desenrolar do surto. A Itália também aposta nessa estratégia a fim de obter uma estimativa real do número de infectados.

 

A partir de uma pequena amostra de sangue, os testes serológicos (ELISA) permitem verificar se o organismo desenvolveu dois anticorpos específicos: as imunoglobinas IgM e IgC, indicando que já enfrentou uma infecção com o vírus Sars-cov-2.

 

Assim, mesmo quem apresentou sintomas fracos, ou nenhum, da moléstia respiratória fica sabendo se está imunizado contra o novo coronavírus: Teoricamente, tais indivíduos poderiam ser úteis na assistência médica aos pacientes de covid-19, pois seu risco de um novo contágio seria pequeno.

 

No entanto, grande parte dos testes serológicos tem uma especificidade de apenas 99%. Isso parece muito, mas neste caso deixa uma margem de erro problemática, pois significa que 1% dos pacientes positivos podem ter sido contaminados com uma outra variedade de coronavírus.

 

No fenômeno denominado "reação cruzada", essa falta de especificidade dos exames se faz notar mais onde o número de casos de covid-19 é relativamente pequeno, comparado à população, do que se uma grande parcela dos habitantes já sofreu da doença.

 

 

Testes serológicos indicam quem já contraiu a covid-19, estando imunizado

 

 

Por exemplo, se o teste serológico é realizado num país em que 50% da população já está infectada, de cada 50 resultados positivos apenas um estaria errado. Contudo, se apenas um habitante em cada mil teve realmente covid-19, de dez supostos positivos nove podem ser falsos.

 

Segundo a Universidade Johns Hopkins, em 28 de maio de 2020 a Rússia apresentava 379 mil infecções de coronavírus confirmadas. Numa população de 150 milhões, a falta de especificidade dos exames pode ser realmente relevante.

 

Ainda assim, faz sentido submeter ao teste serológico o maior número possível de cidadãos, tanto para determinar o possível volume de casos não detectados quanto para avaliar melhor o histórico da doença. Certos fabricantes já oferecem testes com precisão de quase 100%. Logo Deutsche Welle Deutsche Welle

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias