Nova frente fria se forma no Sul do Brasil

05/06/2020 às 17:58
por Angela Ruiz

Oferecimento
Novo ciclone extratropical se organiza e aumenta o risco de ventania e chuva forte sobre a Região

Uma frente fria se forma no Sul do Brasil, associado a um novo ciclone extratropical que se organiza no mar e aumenta o risco de ventania e chuva forte sobre a Região. A temperatura fica baixa em todo o Sul do Brasil. 

 

Neste sábado, a faixa litorânea gaúcha, a região de Caxias do Sul, podem ter chuva forte com ventania concentrada durante a madrugada e começo da manhã, mas no decorrer do dia chove fraco. O centro-leste de Santa Catarina e o leste do Paraná, inclusive as capitais Florianópolis e Curitiba vão registrar os maiores acumulados de chuva. O alerta para temporais com rajadas de vento de até 80km/hora. No norte e noroeste do Paraná, também há possibilidade de alguns períodos de chuva e ventos forte com tempo bastante carregado.  

 

No norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e do Paraná, o sol aparece e não há mais expectativa de chuva. 

 

 

Foto de Mário Ziliotto, Florianópolis (SC)

 

 

No domingo, a frente fria se afasta para o oceano e as instabilidades perdem força na Região Sul. A tendência é que o sol volte a predominar nos três estados.

 

No norte do Paraná e no centro- sul e leste do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre nuvens. Na região de Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre, ainda pode garoar nas primeiras horas da manhã, mas depois o dia segue com períodos de sol e muita nebulosidade. Nas demais áreas do Sul do brasil, o dia será de sol com sensação de frio. A temperatura segue baixa, mas sem risco para geada. 

 

Mar agitado

 

O ciclone extratropical no mar ao largo da Região Sul provoca vento forte que sopra de forma persistente por uma extensa faixa oceânica. O mar fica agitado. Neste sábado, há previsão de ondas chegando a dois metros e meio no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, até Laguna. Nas demais áreas do litoral catarinense e no Paraná, ondas de até 1,5 metros neste sábado. A tendência é de baixar no domingo

 

Veja como fica a previsão do tempo na Região Sudeste no fim de semana 

 

Leia também: Por que precisamos falar agora de ação climática nos municípios?

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%