É seguro viajar em 2020?

10/06/2020 às 17:51
por Redação

Oferecimento
Confira a previsão do Falando de Viagem para este ano.

A pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19) foi avassaladora. Na verdade, ela ainda não terminou e não tem data para terminar, mas a maioria dos destinos pelo mundo estão reabrindo. No primeiro momento, a abertura é interna, e no segundo momento as fronteiras serão reabertas. Tudo está sendo realizado em etapas, afinal, a segurança de todos deve estar em primeiro lugar. Os novos hábitos de higiene devem continuar. O uso de máscara é obrigatório ou aconselhável dependendo da cidade - não há uma obrigação a nível global.


Milhões de pessoas no mundo inteiro cancelaram as suas viagens em março, abril e maio. As férias deram lugar ao isolamento, mas com a reabertura o sonho da próxima viagem começa a aparecer nos pensamentos de muitas pessoas. Inclusive, depois de tantas restrições, muitos querem viajar para deixar para trás essa sensação ruim dos últimos meses. Viajar é uma forma de se sentir vivo e ter experiências memoráveis.

 

É seguro viajar?

Infelizmente, só podemos dizer que será 100% seguro viajar quando houver uma vacina ou um medicamente que tenha real eficácia contra a COVID-19. No momento, isso não existe, apesar de dezenas de vacinas e medicamentos estarem sendo testados mundo afora. O que você pode fazer é minimizar os riscos de contaminação:
- Usar sempre máscara;
- Fazer a correta higiene das mãos;
- Usar álcool em gel com frequência quando estiver na rua;
- Evitar aglomerações;
- Manter sempre uma distância segura de outras pessoas;
- Escolher estabelecimentos que estejam cumprindo e sendo transparentes em relação às novas condutas de higiene.

Se possível, antes de viajar faça um teste para saber se você está saudável ou se tem os anticorpos. Como muitas pessoas foram assintomáticas, fazer o teste (sorologia) poderá indicar que você tem anticorpos, e neste caso é seguro viajar. Ainda assim, você deve respeitar os protocolos, usando máscara onde for obrigatório e sempre lavar as mãos, afinal, limpeza nunca é demais.

Você pode evitar aeroportos e rodoviárias ao viajar de carro - seja no seu próprio carro ou em um carro alugado (alguns cuidados extras são necessários). Sabemos que a vontade de viajar não é passageira e que mesmo uma pequena viagem, de final de semana e para uma cidade próxima, vai ser incrível. Portanto a dica é: explore o Brasil, perto da sua casa. É o melhor para fazer nesse primeiro momento.

Fora isso, viajando no Brasil você tem a cobertura do seu plano de saúde e também do Sistema Único de Saúde (SUS). Viajando para o exterior, você precisará ter um seguro viagem com excelente cobertura, pois os custos são altíssimos - principalmente em dólares americanos, euros ou libras esterlinas. Com a pandemia declarada, os seguros viagens não estão cobrindo o tratamento, e isso só mudará quando a OMS declarar que não existe mais uma pandemia.

 

E as férias de julho de 2020?

Teremos férias? Muitas escolas anteciparam o recesso para março e não darão as férias de julho, que serão usadas para repor os dias perdidas. O MEC permitiu incluir atividades a distância no calendário do ano letivo.

 

LEIA MAIS

 

Fonte: Falando de Viagem