Oferecido por
Muitos temporais estão ocorrendo sobre os estados do Paraná e também de Santa Catarina desde a última segunda-feira, 8 de junho, e grandes acumulados já foram observados. O volume de chuva em 72 horas ultrapassa os 120 mm em vários municípios dos estados .
As nuvens muito carregadas que se formaram sobre o Sul do Brasil esta semana estão associadas a intensificação do fluxo de ventos da direção norte sobre a Região e a tendência de circulação ciclônica. Estes ventos injetam grande dose de ar quente e úmido vindos as áreas tropicais e isto estimula a formação das nuvens de chuva.
Alerta para temporais nesta quinta-feira
O tempo permanece muito instável nesta quinta-feira na maioria das áreas do Sul do Brasil. A chuva mais intensa e frequente deve acontecer novamente sobre o estado de Santa Catarina, com risco de temporais também em Florianópolis. Porém, o sul e o leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, e também áreas do norte e oeste do Rio Grande do Sul, podem ter chuva moderada a forte ao longo do dia.
Na região de Curitiba, a chuva diminui durante a tarde mas não para. Em Porto Alegre, as condições para chuva aumentam no final da tarde à noite.
Possível tornado em SC
Violentas tempestades aconteceram no Oeste do estado de Santa Catarina durante esta quarta-feira 10 de junho. A destruição provocada pela chuva e ventania levantou a possibilidade de ocorrência de tornado ou de microexplosão. A Defesa Civil de Santa Catarina, junto com meteorologistas, estão analisando a situação para definir que tipo de fenômeno ocorreu na região. As cidades mais atingidas foram Belmonte e Descanso.
Qual a diferença entre tornado e microexplosão?
As fotos são de Belmonte (SC), de Cleiber Ebertz, e foram compartilhadas com a Climatempo pelas redes sociais
Destruição em Belmonte causada por tempestade com ventania em 10/6/2020. Possível tornado?
Previsão para os próximos dias no Sul do Brasil
Nesta sexta-feira, 12, as áreas de instabilidade perdem força sobre o Paraná e Santa Catarina. A previsão da Climatempo para os dois estados é de sol ao longo do dia com alguma nebulosidade, mas não há expectativa de chuva.
As áreas de Serra, Planalto e o Noroeste do Rio Grande do Sul também devem passar a sexta-feira com sol e alguma nebulosidade, mas sem ocorrência de precipitação.
No entanto, todo o centro-oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, terão pancadas de chuva com raios no decorrer desta sexta-feira, com risco de temporais.
Nova frente fria no fim de semana
Uma nova frente fria avança sobre a região sul do Brasil durante o próximo fim de semana.
Durante o sábado, 13, as áreas de instabilidade desta frente fria devem provocar chuva em praticamente toda a Região Sul do Brasil, podendo voltar a chover forte em áreas que já sofreram com temporais nos últimos dias. O centro-norte do Paraná continua sem chuva no sábado.
A fronteira gaúcha com o Uruguai terá um sábado com muitas nuvens, períodos de sol e muito frio.
A temperatura cai durante o sábado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a sensação de abafamento ainda predomina no Paraná.
Durante o domingo, 14 de junho, uma forte massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o Sul do Brasil causando acentuada queda de temperatura sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e nas oeste sul e leste do Paraná.
Há previsão de geada para quase todas as áreas do Rio Grande do Sul, incluindo a grande Porto Alegre, e também para região da Serra e do Planalto Sul de Santa Catarina.
O domingo será nublado com chuva e baixa temperatura na grande Curitiba e no litoral do Paraná.