Sul do Brasil ainda pode ter temporais nesta quinta-feira

11/06/2020 às 11:40
por Redação

Oferecimento
Possível tornado ocorreu em SC. Nova frente fria passa sobre o Sul do Brasil no fim de semana causando chuva e frio. Volta a gear!

Muitos temporais estão ocorrendo sobre os estados do Paraná e também de Santa Catarina desde a última segunda-feira, 8 de junho, e grandes acumulados já foram  observados.  O volume de chuva em 72 horas ultrapassa os 120 mm em vários municípios dos estados .



As nuvens muito carregadas que se formaram sobre o Sul do Brasil esta semana estão associadas a intensificação do fluxo de ventos da direção norte sobre a Região e a tendência de circulação ciclônica. Estes ventos injetam grande dose de ar quente e úmido vindos as áreas tropicais e isto estimula a formação das nuvens de chuva.

 

Alerta para temporais nesta quinta-feira

O tempo permanece muito instável nesta quinta-feira na maioria das áreas do Sul do Brasil. A chuva mais intensa e frequente deve acontecer novamente sobre o estado de Santa Catarina, com risco de temporais também em Florianópolis Porém, o sul e o leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, e também áreas do norte e oeste do Rio Grande do Sul, podem ter chuva moderada a forte ao longo do dia. 

 

Na região de Curitiba, a chuva diminui durante a tarde mas não para.  Em Porto Alegre, as condições para chuva aumentam no final da tarde à noite.

 

 

Possível tornado em SC

Violentas tempestades aconteceram no Oeste do estado de Santa Catarina durante esta quarta-feira 10 de junho.  A destruição provocada pela chuva e ventania levantou a possibilidade de ocorrência de tornado ou de microexplosão.  A Defesa Civil de Santa Catarina, junto com meteorologistas, estão analisando a situação para definir que tipo de fenômeno ocorreu na região. As cidades mais atingidas foram Belmonte e Descanso.

 

 

Qual a diferença entre tornado e microexplosão?

 

As fotos são de Belmonte (SC), de Cleiber Ebertz, e foram compartilhadas com a Climatempo pelas redes sociais



Destruição em Belmonte causada por tempestade com ventania em 10/6/2020. Possível tornado?

 

 

Previsão para os próximos dias no Sul do Brasil

Nesta sexta-feira, 12, as áreas de instabilidade perdem força sobre o Paraná e Santa Catarina.  A previsão da Climatempo para os dois estados é de sol ao longo do dia com alguma nebulosidade, mas não há expectativa de chuva. 

 

As áreas de Serra,  Planalto e o Noroeste do Rio Grande do Sul também devem passar a sexta-feira com sol e alguma nebulosidade, mas sem ocorrência de precipitação.

 

No entanto, todo o centro-oeste, sul e leste do Rio Grande do Sul,  incluindo a Grande Porto Alegre, terão pancadas de chuva com raios no decorrer desta sexta-feira,  com risco de temporais.

 

Nova frente fria no fim de semana

Uma nova frente fria avança sobre a região sul do Brasil durante o próximo fim de semana. 

Durante o sábado, 13,  as áreas de instabilidade desta frente fria devem provocar chuva em praticamente toda a Região Sul do Brasil,  podendo voltar a chover forte em áreas que já sofreram com temporais nos últimos dias.  O centro-norte do Paraná continua sem chuva no sábado. 

 

A fronteira gaúcha com o Uruguai terá um  sábado com muitas nuvens, períodos de sol e muito frio. 

A temperatura cai durante o sábado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas a sensação de abafamento ainda predomina no Paraná.

 

Durante o domingo, 14 de junho,  uma forte massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o Sul do Brasil causando acentuada queda de temperatura sobre o Rio Grande do Sul,  Santa Catarina e nas oeste sul e leste do Paraná. 

 

Há previsão de geada para quase todas as áreas do Rio Grande do Sul,  incluindo a grande Porto Alegre,  e também para região da Serra e do Planalto Sul de Santa Catarina.

 

O domingo será nublado com chuva e baixa temperatura na grande Curitiba e no litoral do Paraná.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%