Por que é tão especial o solstício de verão em Stonehenge?

20/06/2020 às 18:08
por Paula Soares

Atualizado 20/06/2020 às 18:13

Oferecimento
Mas, afinal, o que é solstício? Confira na matéria!

Mais um grande evento no mundo sofreu mudanças neste período de quarentena. Há poucos dias mostramos sobre o lançamento da aeronave da Space X, que foi transmitido pela internet, já que as pessoas não poderiam se reunir, como fariam se não fosse o covid-19.


O evento da vez é o solstício de verão na Inglaterra. Enquanto aqui no Brasil (Hemisfério Sul) teremos a chegada do inverno neste fim de semana, no Hemisfério Norte, começa o verão.

 

 

Stonehenge (1)

Stonehenge, na Inglaterra.

 

 

 

Por que é tão especial este evento?

Há um lugar muito especial na Inglaterra em que todos os anos milhares de pessoas se reúnem para ver este momento astronômico. O sol se põe exatamente entre as pedras circulares que compõe o monumento arqueológico de Stonehenge. Além de um lugar lindo, é um dos locais mais conhecidos entre os turistas, pois é local místico e religioso também.

 

Stonehenge está localizado próximo à Londres. Sua estrutura é feita de pedras em torno de 5 metros de altura, com mais de 4 mil anos de idade.

 

Monumento de Stonehenge

Monumento de Stonehenge, na Inglaterra.
Foto: IStock

 

No entanto, este grande evento que acontece todos os anos, sofreu mudanças neste ano de 2020, por causa do covid-19. A transmissão está sendo feita pela internet e de forma gratuita, já que não há possibilidade de aglomeração no monumento.

 

A English Heritage vai transmitir ao vivo o pôr do sol em Stonehenge, neste sábado às 17h15 pelo horário de Brasília.  Além disso, a celebração também conta com o nascer do sol do domingo(21), às 00h52(horário de Brasília). 

 

Acompanhe tudo pelo Youtube!

 

Mas, afinal, o que é solstício?

Se imaginarmos o movimento aparente do Sol no horizonte, o solstício é o limite máximo do posicionamento do Sol, quando ele está na sua posição mais ao sul ou mais ao norte, dependendo da época do ano.

No solstício de verão (dezembro, início do verão), o Sol atinge seu limite máximo ao sul. No solstício de inverno (junho, início do inverno), o Sol atinge seu limite máximo mais ao norte. Esse dia é o dia mais longo do ano, com o menor número de horas de noite, com sol abaixo da linha do horizonte. 

O hemisfério que está no verão, está mais voltado para  sol e recebe a maior densidade de raios solares.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%