Calor aumenta no Sul do Brasil enquanto a chuva não vem

23/06/2020 às 02:11
por Redação

Oferecimento
Saiba o que vai acontecer com o tempo, com a chegada de uma forte frente fria durante a quinta-feira.

O tempo seco e o sol forte ainda predominam sobre o Brasil nesta terça-feira, 23 de junho.  O dia promete calor, com temperaturas alta,  muito acima do normal para o inverno no Sul do Brasil. A circulação de ventos sobre a América do Sul está bloqueando o ar frio de origem polar no extremo sul da Argentina. Além disso ventos quentes vindos do norte do Brasil só para um forte sobre a região Sul ajudando a elevar a temperatura.  uma frente fria vai mudar essa situação a partir da quinta-feira.

 

Calor aumenta na Região Sul

Enquanto  a chuva não vem,  o calor aumenta nos três estados da região sul do Brasil.  temperaturas acima dos 30°C poderão ser observadas nesta terça-feira.  A região da grande Porto Alegre tem calor em torno dos 30°C.

 

O sol forte e o ar seco predominam sobre a Região Sul. Mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai volta a ter pancadas de chuva  por causa da passagem de uma frente fria pelo mar,  e da intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina. 

 

As pancadas de chuva mais fortes devem acontecer no extremo sul gaúcho, na região do Chuí. mas pancadas de chuvas moderadas podem acontecer nas outras áreas da fronteira com Uruguai.  atenção para rajadas de vento com até 70 km/h,  mesmo sem estar chovendo.

 

 

Foto de Helgio Trindade Filho, Porto Alegre (RS)

 

 

Chuva aumenta sobre o RS na quarta-feira 

Durante a quarta-feira 25 de junho,  as áreas de instabilidade se expandem sobre o Rio Grande do Sul, as pancadas de chuva se espalham pelo centro-oeste sul gaúcho,  mas ainda não devem atingir a região de Porto Alegre.

A quarta-feira ainda será quente e com ventos moderados a fortes sobre o Sul do Brasil.

 

Forte frente fria

Durante a quinta-feira 26 de junho,  uma forte frente fria avança sobre a região sul do Brasil.  esta será a primeira frente fria de inverno,  com potencial para causar grande queda de temperatura no centro-sul do país 

 

Na quinta e na sexta feira, as áreas de instabilidade desta frente fria podem provocar chuva moderada a forte por toda a Região Sul do Brasil.  A temperatura começa a baixar durante a quinta-feira. A fronteira com Uruguai pode ter geada na próxima sexta-feira. 

 

O primeiro fim de semana do inverno será bastante frio no Sul do Brasil.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

25°
max

0mm / 0%