1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Muita chuva no Sul do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto: Paulo Cardoso - Cruz Alta - RS

4 min de leitura

Oferecido por

Áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão deixam o tempo instável na Região Sul nesta terça-feira. Este sistema de baixa pressão está sobre o Rio Grande do Sul e se desloca para o mar no decorrer do dia, dando origem a um grande ciclone extratropical no oceano. O Rio Grande do Sul já registrou temporais nesta manhã e o alerta persiste entre a tarde e a noite, especialmente nas áreas da Serra e do norte e do noroeste do estado. A instabilidade também aumenta em Santa Catarina e no Paraná no decorrer do dia, com risco de temporais. As rajadas de vento na Região Sul, podem chegar a 80 km/h.

 

De acordo com dados do Centro nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) no período entre 6 e 11 horas desta terça-feira, já foram registrados volumes expressivos em várias localidades gaúchas. Na estação centro, no município de Santa Rosa, choveu  63,6 milímetros. Na cidade de Entre-Ijuís e Fontoura Xavier, aproximadamente 60 milímetros. Em Viamão, 53,4 milímetros. Em uma das estações do CEMADEN, conhecida como Americana, na cidade de Alvorada, o acumulado registrado neste período de 6 horas, foi de 65,2 milímetros. 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia, (INMET), registrou nas últimas 6 horas (período entre 6 e 11h), aproximadamente 65 milímetros na cidade de Soledade. Na capital Porto Alegre, 50,8 milímetros e 40,6 milímetros em Bento Gonçalves.  Por volta das 10h da manhã uma rajada de vento de 57km/h foi registrada em Serafina Corrêa (RS) e às 11h30 o aeroporto de Chapecó (SC) registrou uma rajada de 111km/h.

 

Veja na barra vermelha na home do site da Climatempo os alertas entre hoje e amanhã 

 

 

 

Ciclone extratropical, alerta de ventania e ressaca no mar   

 

Na quarta-feira, o ciclone extratropical atua em alto-mar, ao largo da costa do Sul e provoca ventos constantes moderados a fortes. Na Campanha Gaúcha, no sul do estado, na Grande Porto Alegre e no litoral do Rio Grande do Sul, o alerta é para risco de chuva moderada a forte com raios e rajadas de vento que podem alcançar até 100km/h. 

 

Nas demais áreas gaúchas e no sul e no leste de Santa Catarina, as rajadas mais fortes de vento variam entre 60 e 80 km/h. A situação também é de alerta para o mar muito agitado em toda a área oceânica, perto e longe das praias. De acordo com informações da Marinha, as ondas podem alcançar de 5 a 9 metros em alto mar. Entre as praias do Chuí até Florianópolis, ondas quebrando até 4 metros, com ressaca. 

 

Chuva

 

A chuva ainda ocorre em grande parte do Sul do Brasil nesta quarta-feira diminui em termos de volume e intensidade, os valores serão inferiores se comparados ao dia anterior. Ainda pode ter chuva grossa no litoral, em Porto Alegre e Campanha gaúcha, mas sem tempestades. As áreas da fronteira oeste já não tem mais previsão de chuva. Mas, todo o estado do Rio Grande do Sul estará cheio de nuvens. 

 

Foto: Paulo Cardoso - Cruz Alta - RS

 

Leia também: Frontogênese e ciclogênese hoje na América do Sul

Sul do Brasil pode ter neve esta semana

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias