Após friagem intensa, Cuiabá volta a ter calor acima de 40ºC

25/08/2020 às 18:24
por Amanda Sampaio

Oferecimento
Recorde de maior temperatura do ano poderá ser batido mais de uma vez na capital de Mato Grosso até o fim desta semana

Poucos dias após uma intensa onda de frio atingir Mato Grosso, o calorão voltou com força total a todo o estado, inclusive à região de Cuiabá. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a máxima registrada na cidade nesta terça-feira (25) chegou a 40,2ºC! Este valor ainda poderá ser maior na nova medição de que será feita às 21h.

 

O recorde de calor atual deste ano na cidade, pela medição oficial do INMET, foi de 41,4°C no dia 18 de agosto. Dois dias depois, com a chegada da forte massa polar, Cuiabá teve a manhã mais fria do ano, com mínima de apenas 11,6ºC no dia 21 de agosto. Até este sábado (29), a capital de Mato Grosso tem grande chance de bater novos recordes de calor para 2020!

 

Cadê a chuva?

Com a atuação de uma grande e forte massa de ar seco, o tempo vai continuar firme em todas as áreas de Mato Grosso até o fim deste mês. Segundo observações preliminares feitas pela Climatempo, entre os dias 1 e 3 de setembro, uma frente fria deve conseguir aumentar a nebulosidade e baixar a temperatura em Cuiabá, mas ainda não provoca chuva significativa. Até lá, a capital do estado pode ter dias com calor intenso, e temperaturas de até 43ºC.

 

Confira as temperaturas em Cuiabá para os próximos 15 dias

 

Foto de Sérgio Salles - Cuiabá, MT

 

Além das altíssimas temperaturas, a população de Mato Grosso terá de conviver com o ar muito seco, com níveis de umidade relativa do ar até abaixo dos 20%. É importante ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para saúde e conforto humano é que a umidade no ar não fique muito abaixo dos 60%.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

27°
max

35mm / 90%