Apesar do frio, mínima desta quarta não bateu recorde em BH

26/08/2020 às 12:49
por Redação

Oferecimento
Estação meteorológica convencional do INMET, em Santo Agostinho, é a única considerada para fins de recorde

 

Belo Horizonte bateu recorde de frio nesta quarta-feira?

O Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) possui 3 estações meteorológicas em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Na estação automática de Cercadinho, a quarta-feira, 26 de agosto, amanheceu com apenas 7,7°C, e esta foi considerada a menor do ano até agora nesta estação.

 

No entanto, é importante lembrar que para comparações de recorde, é necessário utilizar apenas os dados da estação convencional de Santo Agostinho. Nesta estação, a oficial da capital, a quarta-feira, 26 de agosto, não bateu um novo recorde. 

 

A mínima desta quarta-feira foi de 11,1°C na estação convencional de Santo Agostinho, do INMET. Este valor é considerado o terceiro mais baixo do ano na capital. A temperatura mais baixa, por enquanto, é de 10,3°C em 27 de maio. Portanto, 10,3°C é o recorde de 2020 até o momento.

 

 

Frio em Belo Horizonte

A passagem de uma intensa massa de ar polar no fim da última semana, fez as temperaturas despencarem em grande parte do Brasil. O frio intenso provocou geada, inclusive, em áreas do sul de Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira.

 

Essa forte massa de ar polar já enfraqueceu, porém a falta de nebulosidade no período da noite, tem feito a temperatura cair de forma acentuada durante as madrugadas. Isso ocorre devido à perda radiativa. As nuvens funcionam como se fosse um "cobertor" que mantém o calor armazenado na atmosfera, mas em noites com pouca ou nenhuma nebulosidade, esse calor que foi acumulado ao longo do dia, consegue escapar.

 

O que é perda radiativa?

 

Perda radiativa na noite com poucas nuvens

 

Nos próximos dias a expectativa é de temperaturas mais elevadas na capital, entre 11 e 13 graus de mínima até o fim da semana, portanto, a chance de recorde já é bem menor. Com a presença do sol, as tardes também terão elevação de temperatura, e a semana já vai terminar com calor perto de 30°C.

 

Fique de olho nas notícias atualizadas!

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

17°
min

25°
max

10mm / 90%