Ciclone provoca ventania e deixa mar agitado no Sul do Brasil

28/08/2020 às 17:58
por Redação

Oferecimento
Rajadas de vento mais intensas podem chegar a 100km/h!

Uma área de baixa pressão irá atuar sobre o Rio Grande do Sul na madrugada da quarta-feira, dia 2 de setembro. No decorrer da manhã deste dia, esse sistema irá se aprofundar e dará origem a um ciclone extratropical, com centro sobre o Uruguai. Entre a noite de quarta-feira e madrugada de quinta-feira, esse ciclone atuará ao largo do Estuário do Rio da Prata, com deslocamento em direção ao oceano.

 

Na quarta-feira (2), há previsão de rajadas de vento no leste do Rio Grande do Sul, com intensidade entre 60 e 80km/h. No sul e na Serra Gaúcha, as rajadas chegam quase a 100km/h. Na quinta-feira (3), com o ciclone atuando ao largo do Estuário do Rio da Prata, as rajadas ocorrem também no interior gaúcho, com intensidade entre 40 e 70km/h. No sul do Rio Grande do Sul, as rajadas ainda chegam a 90km/h. 

 

Além da ventania, a chuva também deverá ser intensa entre a noite da quarta e a manhã de quinta-feira no sul e no centro-leste do Rio Grande do Sul, com acumulados em torno de 70mm. Há risco de raios.

 

Fonte: iStock

 

Mar agitado

Com a atuação do ciclone, a previsão indica mar muito agitado entre os dias 1 e 2 de setembro no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ondas de até 3 metros. A partir da tarde de quarta-feira, o vento intenso ao largo da costa gaúcha provoca maior agitação marítima, e as ondas podem chegar 3 metros e meio no litoral. Em mar aberto, ao largo do litoral sul gaúcho, a altura das ondas chega a 5 metros. Na quinta-feira, a previsão ainda indica mar agitado, mas já com diminuição da altura das ondas.