Sul úmido e frio. Centro-norte do BR muito quente e seco.

31/08/2020 às 06:46
por Redação

Atualizado 31/08/2020 às 09:01

Oferecimento
Confira a previsão para todo o Brasil nesta segunda-feira, 31 de agosto.
>Uma massa de ar seco continua atuando forte sobre praticamente todo o país nesta segunda-feira, 31 de agosto. Uma frente fria avança no mar e no decorrer do dia passa pelo litoral e São Paulo e se aproxima do Rio De Janeiro. Esta frente fria não consegue vencer o ar seco e quente que predomina sobre o Brasil e por isso sua influência é sentida só nas áreas próximas ao ma. , mas influencia as condições do tempo no leste do Paraná Santa Catarina e São Paulo com aumento de nebulosidade. Ventos que sopram do mar mantém nebulosidade principalmente na costa norte do Espírito Santo e leste da Bahia. No Norte, a umidade aumenta e nuvens carregadas se espalham sobre o estado do Amazonas. 
 
mapa-previsao-3108
 

Segunda-feira com chuva no Sul e no Norte do BR

Uma frente fria deixa muita nebulosidade sobre centro-sul do Rio Grande do Sul e chove fraco no decorrer do dia. Esta frente não avança sobre o norte gaúcho, mantendo apenas condições para pancadas de chuva durante a tarde e a noite.
 
Esta  frente fria vai se afastando para o mar, mas deixa toda costa de Santa Catarina, Paraná, litoral de SP com muitas nuvens e chuva no decorrer do dia. A região de Grande SP pode ter chuviscos. A nebulosidade aumenta até a cidade do Rio, mas ainda não chove por lá hoje.
 
Da costa leste da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte, esta segunda-feira tem períodos com sol e pancadas de chuva. A chuva pode vir de forma mais persistente entre a costa norte da Bahia e o leste de Alagoas.
 
Grande parte da Região Norte, exceto o Tocantins, fica sujeita a pancadas de chuva principalmente durante a tarde. Áreas de Instabilidade atuam com mais força no oeste do Amazonas e do Acre e provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
 
As demais áreas do Brasil ficam sob influência de uma massa de ar seco. Especialmente na região central do país, a ausência de nuvens, dias que começam a ficar mais longos e ventos que sopram mais de norte favorecem elevação de temperatura com baixa umidade do ar. 
 

Temperatura cai no Sul, em São Paulo e no Rio

A temperatura está em declínio no Sul do Brasil com a entrada de ar frio de origem polar. A máxima em Porto Alegre não passa de 16°C. 
Depois de um fim de semana com mais de 30°C, o calor diminui na capital paulista. O vento frio também chega ao Rio a segunda-feira é bem menos quente do que o domingo, quando a temperatura chegou aos 35°C.
Mas é o calorão que ainda predomina sobre o Brasil hoje, com temperaturas que devem superar a marca dos 38°C nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí.
 

Norte do BR em alerta para temporais

Nesta segunda-feira, 31 de agosto, tem risco de temporais com chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento no oeste do Amazonas e do Acre.
 
Situação de atenção para pancadas de chuva moderadas a fortes, com raios, em todo o restante do Amazonas, Roraima, Amapá, noroeste e oeste do Pará e Rondônia.
 
No Sul, a previsão é de chuva moderada por conta da presença da frente fria que vai se afastando para o mar.
 
Atenção para baixa umidade relativa do ar, que fica inferior a 20% por várias horas seguidas durante o período da tarde, principalmente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, norte de SP, oeste de Minas Gerais.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

31°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

26°
max

45mm / 90%