Sábado tem sol forte no BR, mas chuva deixa RS em alerta

05/09/2020 às 07:29
por Redação

Oferecimento
Confira a previsão para este sábado em todo o país. Saiba os alertas e riscos meteorológicos no país.

Uma frente fria se afasta no mar, na altura do litoral de São Paulo, mas causa um aumento de nebulosidade no litoral também no Rio De Janeiro. Algumas nuvens de chuva crescem em Roraima, Amazonas e no Acre, por causa do ar quente e úmido.

Mas no Sul do Brasil, áreas de instabilidade se intensificam parte de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e a expectativa é de chuva forte e volumosa durante o fim de semana prolongado.

 

mapa-previsao-0509

 

 

Condições do tempo para o dia

O tempo seco e o sol ainda predominam sobre o Brasil neste sábado. As temperaturas permanecem elevadas na maior parte do país. 

 

Chove rapidamente pelo litoral do Nordeste, do sul da Bahia até o Rio Grande do Norte. Os estados do Acre, Amazonas e Roraima podem ter pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite.

A nebulosidade aumenta no litoral do Rio de Janeiro, mas não chove. Já para o litoral de São Paulo tem previsão de chuva fraca ao longo do dia.

 

No entanto, o fim de semana prolongado começa com aumento das condições para chuva e queda da temperatura em parte da Região Sul.

 

A maior parte do Paraná e o oeste de Santa Catarina passam o dia com sol, calor e algumas nuvens. Mas tem previsão de chuva para as demais áreas da Região Sul. Chuva fraca a moderada está prevista para a região do litoral do Paraná, o Vale do Itajaí, o litoral norte de Santa Catarina e a região de Florianópolis. O tempo fica chuvoso no litoral sul catarinense, no litoral norte gaúcho e na Grande Porto Alegre

O sul do Rio Grande do Sul só deve ter chuva à noite, mas chove várias vezes na outras área do interior gaúcho.

 

 

Foto de Elcio Jr, Itamonte (MG)

 

Podcast: Clima em setembro e expectativas para a primavera

 

Calor predomina no país

As temperaturas permanecem elevadas em praticamente todo o país. Os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí devem ser as áreas mais quentes no país, com temperaturas entre 37°C e 40°C . 

 

Maiores temperaturas registradas em 4/9/2020 no Brasil pelo Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

 

Cidade

UF

T MAX °C

Conceição do Araguaia

PA

39.3

Piripiri

PI

39.0

Poxoréo

MT

39.0

Água Clara

MS

39.0

Palmas

TO

38.6

 

 

Falta de vitamina D e covid-19: entenda esta relação

 

Alertas e riscos meteorológicos para hoje

Para este sábado, o alerta é para chuva forte e volumosa entre o centro do Rio Grande do Sul, a Grande Porto Alegre e o litoral norte gaúcho. 

 

No sudoeste do Rio Grande do Sul, na serra de Santa Catarina e no litoral sul catarinense, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que também podem ser fortes.

 

Risco de ventos moderados a fortes no sul gaúcho e na região entre Cabo Frio (RJ) e Vitória (ES).

Atenção para chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento no Acre, centro-oeste do Amazonas e em Roraima.

 

A Marinha alerta para ressaca no  litoral do Nordeste, entre Salvador (BA) e Touros (RN), com ondas de até 2,5 m.  

 

Níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% voltam a ser observados na maior parte do país neste sábado. Mas algumas áreas de Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul e de Goiás, os níveis de umidade continuam muito baixos e ficam entre 10% e 19%.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

12°
min

16°
max

10mm / 90%

Palmas - TO

22°
min

34°
max

0mm / 0%