Ciclone bomba provoca ventania no Sul e Sudeste do Brasil

13/09/2020 às 18:45
por Amanda Sampaio

Atualizado 13/09/2020 às 19:17

Oferecimento
Rajadas mais intensas chegam a 90km/h

Um ciclone bomba se forma sobre o mar, na altura da costa do Sul do Brasil, entre segunda e terça-feira, dias 14 e 15 de setembro. A Climatempo alerta para fortes rajadas de vento sobre parte do Sul e do Sudeste. Além disso, há risco de chuva forte na Região Sul.

 

No Sul do Brasil, as rajadas chegam a 60km/h no interior do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No entanto, os ventos mais intensos, de até 90km/h, se concentram entre o litoral norte gaúcho e a costa sul catarinense.

 

Durante o processo de formação do ciclone bomba, o mar ficará bastante agitado em áreas da costa da Região Sul, e há chance de ressaca no litoral sul de Santa Catarina.

 

Com relação à chuva, a expectativa é de que os maiores volumes sejam observados apenas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, principalmente entre terça e quarta-feira. No Paraná, a chuva será rápida e se concentra apenas no leste do estado.

 

No Sudeste, na segunda-feira, as rajadas mais intensas podem chegar a 70km/h no litoral de São Paulo, no Rio De Janeiro, no centro-sul capixaba e até em áreas da Zona da Mata de Minas Gerais. Na região da capital paulista, os ventos ocorrem com até 60km/h.

 

Com a formação do ciclone e o deslocamento de uma frente fria por alto mar, na altura da costa do Sudeste, pode chover de forma pontual em áreas do leste paulista na segunda-feira. Na terça, a chuva também atinge o Grande Rio e a região dos Lagos, mas sem risco de tempestades.

 

 

Alerta válido até 15/09/2020, às 3h.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%