Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sem chuva, São Paulo pode ter recorde de calor hoje

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Elza, São Paulo (SP) em 16/9/2019

6 min de leitura

Oferecido por

A tarde desta quinta-feira poderá ser a mais quente de 2020 até agora na cidade de São Paulo. Há possibilidade de novo recorde de calor, com previsão de temperatura e torno de 34°C. O recorde atual de calor para este ano é de 34,1°C, no dia 12 de setembro, de acordo com o INMET. Curiosidade: em setembro de 2019, São Paulo teve calor de 35,9°C em 12/9/2019. 

 

Não foi o recorde de calor para 2019, mas foi a maior temperatura já registrada em um dia de setembro, desde 1943, quando o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia  - começou as medições meteorológicas no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.



Dia de calor e secura

Os paulistas vão continuar sentindo um calor acima do normal nesta quinta-feira e também o ar bastante seco. Cidades no centro-oeste e norte do estado voltam a registrar índices de umidade entre 10% e 19%, passando várias horas consecutivas em situação de alerta e até de emergência por causa da secura extrema do ar.

 

Ontem, segundo o INMET, a umidade relativa do ar baixou até 12% em Jales, para 13% em Valparaíso e Votuporanga. Na capital, a umidade no ar chegou aos 23%

As poucas nuvens que se formam sobre o interior paulista ainda não trazem chuva. O tempo seco também persiste sobre a Grande São Paulo.

Entre o litoral sul e a Baixa Santista pode chover um pouco, mas com fraca intensidade, e apenas no fim do dia.

 

Possibilidade de aumento de fumaça sobre SP

A circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera estará favorável ao transporte de fumaça do Centro-Oeste para o estado de São Paulo. Se isto ocorrer, o sol pode aparecer mais enevoado por causa da fumaça e aqueles lindos tons de laranja e vermelho podem ficar mais evidentes no céu ao entardecer.

 

Mas já tem fumaça espalhada sobre o estado de São Paulo por causa dos diversos focos de calor que estão ativos pelo estado. Os satélites meteorológicos estão detectando um aumento destes focos de calor desde o começo de setembro.

 

Você sabe o que são as "cidades inteligentes"?

 

 

 

Foto de Elza, São Paulo (SP) em 16/9/2019

 

 

Inverno termina com chuva em SP

O ar que os paulistas estão respirando está bastante poluído pela falta prolongada de chuva e pode ficar ainda pior se a fumaça aumentar. Só a chuva e os ventos conseguem fazer uma faxina eficiente na atmosfera e limpar o ar. E chuva está chegando!

 

No próximo fim de semana, que será o último do inverno de 2020, uma frente fria forte vai avançar sobre o centro-sul do Brasil trazendo chuva e derrubando a temperatura nos últimos dias deste inverno, que foi com pouquíssimo frio.

 

Tempo seco predomina nesta sexta

Para esta sexta-feira, 18 de setembro, a previsão é de sol, calor e tempo seco em praticamente todo o estado. A Grande São Paulo pode ter algumas pancadas de chuva passageiras à tarde, mas faz calor o dia todo. Só o litoral tem um dia com muitas nuvens e várias pancadas de chuva.

 

Chuva no fim de semana

O último fim de semana do inverno de 2020 começa quente e termina úmido e até frio em várias áreas do estado de São Paulo. A virada no tempo será provocada pela passagem da frente fria.

 

O sábado ainda será quente, com várias horas com sol na Grande São Paulo e pelo interior, mas já com previsão de pancadas de chuva com raios à tarde ou à noite. Estas pancadas podem até ser fortes, mas devem ocorrer em pequenas áreas.

 

Ainda não deve chover em locais do norte do estado como Barretos, Araraquara, Ribeirão Preto, Fraca e Pirassununga.

 

Pelo Litoral Sul e na Baixada Santista, o sábado terá muitas nuvens desde cedo, mas a chuva só deve vir à tarde e à noite. O litoral norte tem sol em grande parte do dia e pancadas de chuva a partir da tarde.

 

No domingo, o tempo tem uma virada radical! Muitas nuvens se formam por todo estado de São Paulo e tem previsão de chuva ao longo do dia para todas a regiões paulistas. O calorão finalmente diminui no centro-oeste e no norte do estado, com a entrada de ventos frescos e as pancadas de chuva.

 

Toda a região da Grande São Paulo, de Sorocaba, Campinas, o Vale do Paraíba e o Vale doo Ribeira e também o sul do estado passam o domingo com predomínio de céu nublado e chuva. A temperatura cai muito em relação a este calor que tem feito e a sensação será de frio. Veja como a temperatura despenca em São Paulo!

 

Atenção no litoral! A previsão é de um domingo com muita chuva e ventos moderados a fortes. Tem risco de chuva forte! A temperatura fica amena.

 

As áreas de instabilidade desta grande frente fria continuam sobre São Paulo na segunda-feira e provocam mais chuva.

 

A primavera começa no dia 22 de setembro, terça-feira da próxima semana, às 10h31, pelo horário de Brasília.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias