Nosso coração sofre com temperaturas extremas

02/10/2020 às 23:25
por Redação

Oferecimento
Neste episódio do podcast O Clima entre Nós você vai entender como o calor e o frio excessivos prejudicam o bom funcionamento do nosso coração,

Nosso corpo é uma máquina muito bem projetada e que é capaz de funcionar perfeitamente, por décadas, até por mais de 100 anos. Mas ao envelhecermos, algumas engrenagens vão perdendo a  performance. Temos que considerar o desgaste natural do nosso corpo físico e mental com o aumento da idade. 

 

Uma destas condições básicas que temos que respeitar é a temperatura do nosso corpo. Quando ela fica muito acima ou muito abaixo do padrão, as tais engrenagens do nosso corpo passam a não funcionar corretamente.

A temperatura do corpo humano é um dos parâmetros para saber se está tudo bem. O que acontece quando o corpo fica frio demais, ou quente demais? 

 

O que tem a ver o coração com a meteorologia? 

Em geral , ficamos atentos aos avisos dos meteorologistas para tempestades, ventanias, que podem causar grandes danos materiais e também a perda de vidas. Mas muita gente não dá a devida atenção para alertas de frio intenso ou de calor extremo ou de ar seco demais. 

 

Quando estas condições meteorológicas ocorrem por vários dias consecutivos, o nosso coração sofre! Pois é: calor e frio em excesso matam. 

 

Estamos vivendo uma forte onda de calor no Brasil, que talvez se compare em intensidade a que tivemos no verão 2013/2014 e na primavera de 2014. Mas agora além do calor extremo, com muitas áreas do país tendo mais de 42°C há vários dias, a fumaça das queimadas e para completar, a pandemia de coronavírus.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Para conversar sobre os efeitos do calor e do frio excessivos no nosso corpo, o O Clima entre Nós conversa agora com o dr. Antonio Carlos Chagas, cardiologista do HCor e professor titular de cardiologia na faculdade do ABC, em SP.

 

Hipertensão, hipotermia, hipertermia, desidratação são alguns dos assuntos abordados pelo dr. Chagas.

 

O Clima entre Nós é o podcast da Climatempo e você encontra um novo episódio todas às sextas-feiras nas principais plataformas de áudio. 


Boa escuta!