1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Nosso coração sofre com temperaturas extremas
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Nosso coração sofre com temperaturas extremas

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Nosso corpo é uma máquina muito bem projetada e que é capaz de funcionar perfeitamente, por décadas, até por mais de 100 anos. Mas ao envelhecermos, algumas engrenagens vão perdendo a  performance. Temos que considerar o desgaste natural do nosso corpo físico e mental com o aumento da idade. 

 

Uma destas condições básicas que temos que respeitar é a temperatura do nosso corpo. Quando ela fica muito acima ou muito abaixo do padrão, as tais engrenagens do nosso corpo passam a não funcionar corretamente.

A temperatura do corpo humano é um dos parâmetros para saber se está tudo bem. O que acontece quando o corpo fica frio demais, ou quente demais? 

 

O que tem a ver o coração com a meteorologia? 

Em geral , ficamos atentos aos avisos dos meteorologistas para tempestades, ventanias, que podem causar grandes danos materiais e também a perda de vidas. Mas muita gente não dá a devida atenção para alertas de frio intenso ou de calor extremo ou de ar seco demais. 

 

Quando estas condições meteorológicas ocorrem por vários dias consecutivos, o nosso coração sofre! Pois é: calor e frio em excesso matam. 

 

Estamos vivendo uma forte onda de calor no Brasil, que talvez se compare em intensidade a que tivemos no verão 2013/2014 e na primavera de 2014. Mas agora além do calor extremo, com muitas áreas do país tendo mais de 42°C há vários dias, a fumaça das queimadas e para completar, a pandemia de coronavírus.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Para conversar sobre os efeitos do calor e do frio excessivos no nosso corpo, o O Clima entre Nós conversa agora com o dr. Antonio Carlos Chagas, cardiologista do HCor e professor titular de cardiologia na faculdade do ABC, em SP.

 

Hipertensão, hipotermia, hipertermia, desidratação são alguns dos assuntos abordados pelo dr. Chagas.

 

O Clima entre Nós é o podcast da Climatempo e você encontra um novo episódio todas às sextas-feiras nas principais plataformas de áudio. 


Boa escuta!

 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias