1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Fumaça das queimadas continua sobre SP
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Fumaça das queimadas continua sobre SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

 

Neste sábado, 03 de outubro, os dados de qualidade do ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(CETESB)  mostram índices variando entre moderados a ruins sobre todo estado de São Paulo. Confira a situação da Região Metropolitana:

 

qualidadedoar

 

Concentração no dia anterior

A maior concentração de poluentes atmosféricos da sexta-feira(02) nas áreas do litoral paulista estava associada às partículas mais grossas, onde os índices apontaram qualidade do ar muito ruim (isto é, concentração de partículas entre maiores que 150 e até 250 μ/m³). Na capital e na Região Metropolitana os índices de partículas grossas variaram de moderados a ruins e as mesmas condições foram observadas no interior paulista.

 

Como podemos avaliar a poluição atmosférica?

Os dados da CETESB indicam concentração dos poluentes foi aumentando no início do dia, por que a circulação dos ventos ao longo das primeiras horas predominou de noroeste, transportando assim camadas de ar poluídas das áreas do Mato Grosso do Sul e de Goiás e até mesmo de áreas de Minas Gerais e de queimadas no próprio estado de São Paulo.

 

A principal característica associada ao tipo de poluente é o material particulado (MP 2,5 e MP 10), que são partículas em suspensão na atmosfera de 2,5 e 10 μm de diâmetro. Estas partículas são grossas e em termos de comparação podemos usar a poeira do solo em suspensão causada pelos ventos em áreas mais secas.

 

Imagem de satélite deste sábado(03). Disponível em EOSDIS Worldview

 

Quando ocorre a melhora da qualidade do ar no estado?

Uma frente fria está avançando em alto mar, provocando ventos de sudeste, aumentando a umidade e diminuindo gradativamente a concentração dos poluentes no estado de São Paulo. Até o final do dia, as primeiras áreas que devem concentrar a melhora da qualidade do ar são o litoral, a capital e as áreas do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Até o domingo de madrugada, conforme a circulação dos ventos de sudeste também abrange as áreas do interior, a qualidade do ar melhora gradativamente.

 

É importante de ressaltar que a melhora da qualidade do ar ocorre para as partículas mais grossas, mas para outros tipos de poluentes, como o ozônio, há previsão de aumento, devido aos fatores meteorológicos.

 

Veja também:

Frio? Calor? Chuva? Confira a previsão para o feriado de 12 de outubro

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias