Oferecido por
Neste sábado, 03 de outubro, os dados de qualidade do ar da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo(CETESB) mostram índices variando entre moderados a ruins sobre todo estado de São Paulo. Confira a situação da Região Metropolitana:
Concentração no dia anterior
A maior concentração de poluentes atmosféricos da sexta-feira(02) nas áreas do litoral paulista estava associada às partículas mais grossas, onde os índices apontaram qualidade do ar muito ruim (isto é, concentração de partículas entre maiores que 150 e até 250 μ/m³). Na capital e na Região Metropolitana os índices de partículas grossas variaram de moderados a ruins e as mesmas condições foram observadas no interior paulista.
Como podemos avaliar a poluição atmosférica?
Os dados da CETESB indicam concentração dos poluentes foi aumentando no início do dia, por que a circulação dos ventos ao longo das primeiras horas predominou de noroeste, transportando assim camadas de ar poluídas das áreas do Mato Grosso do Sul e de Goiás e até mesmo de áreas de Minas Gerais e de queimadas no próprio estado de São Paulo.
A principal característica associada ao tipo de poluente é o material particulado (MP 2,5 e MP 10), que são partículas em suspensão na atmosfera de 2,5 e 10 μm de diâmetro. Estas partículas são grossas e em termos de comparação podemos usar a poeira do solo em suspensão causada pelos ventos em áreas mais secas.
Imagem de satélite deste sábado(03). Disponível em EOSDIS Worldview
Quando ocorre a melhora da qualidade do ar no estado?
Uma frente fria está avançando em alto mar, provocando ventos de sudeste, aumentando a umidade e diminuindo gradativamente a concentração dos poluentes no estado de São Paulo. Até o final do dia, as primeiras áreas que devem concentrar a melhora da qualidade do ar são o litoral, a capital e as áreas do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Até o domingo de madrugada, conforme a circulação dos ventos de sudeste também abrange as áreas do interior, a qualidade do ar melhora gradativamente.
É importante de ressaltar que a melhora da qualidade do ar ocorre para as partículas mais grossas, mas para outros tipos de poluentes, como o ozônio, há previsão de aumento, devido aos fatores meteorológicos.
Veja também:
Frio? Calor? Chuva? Confira a previsão para o feriado de 12 de outubro