Condições para chuva aumentam no Sudeste e em MS

08/10/2020 às 07:17
por Redação

Oferecimento
Frente fria alivia calor em SP, mas temperaturas acima de 40°C continuam a ocorrer no Sudeste e Centro-Oeste

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista e o calorão formam nuvens carregadas que espalham entre o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio De Janeiro e o Sul de Minas Gerais.

Outras nuvens carregadas crescem entre o Norte do Brasil e o Mato Grosso.

 

mapa-previsao-0810

 

Previsão do tempo para 8/10/2020, quinta-feira

Quinta-feira quente e abafada no Brasil. O sol aparece forte no decorrer do dia em quase todos os estados. 

O tempo fica seco, sem condições para chuva no norte e leste do Pará, Tocantins, leste de Mato Grosso, na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás, no norte de São Paulo, em Goiás, no Distrito Federal.

 

Dia com sol forte e calorão também em todo o centro-oeste e norte de Minas Gerais e em quase todo o Nordeste. Chove rapidamente apenas entre o litoral do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

Sol, muito calor e pancadas de chuva em poucos locais a partir da tarde no estado do Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, em Belo Horizonte, no leste e sul de Minas no oeste, centro-sul e leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo.

 

Pancadas de chuva voltam a ocorrer à tarde e à noite em praticamente todo o Mato Grosso do Sul, no centro-sul, oeste e norte de Mato Grosso, oeste do Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia.

 

No Sul do Brasil, só não tem previsão de chuva para o centro-sul gaúcho, O Paraná tem pancadas de chuva à tarde e à noite. Em Santa Catarina e no  norte do Rio Grande do Sul, pode chover a qualquer hora .

 

Mais um dia de onda de calor sobre o Brasil

Nesta quinta-feira, a temperatura cai na Região Sul devido ao excesso de nebulosidade, pancadas de chuva e a presença de ar frio de origem polar.

 

Porém, temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ocorrer nesta quinta-feira, 8 de outubro de 2020, em locais dos estados do Centro-Oeste oeste, de até 43°C no interior de São Paulo, em Goiás e no Tocantins, de até 42°C em Minas Gerais, até 41°C na Bahia, Piauí, Maranhão e Pará. 

 

Quando a onda de calor vai terminar?

 

 

 

Foto de Angela Ruiz, São Paulo (SP)

 

 

 Alertas e riscos meteorológicos previstos para hoje

 

Alerta temporais  na faixa oeste do Amazonas e do Acre e extremo norte de Roraima. 

Temporais também podem ocorrer em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. 

a e também na região da serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina. 

 

A região de Florianópolis, o litoral sul e a serra de Santa Catarina, o norte do Rio Grande do Sul, no sul e leste do Paraná, no centro-sul e leste de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro ficam em atenção para  chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento moderadas a fortes.

 

Atenção também para chuva moderada a forte, raios e vento forte no centro-leste do Acre, em Rondônia, no centro, sul norte e leste do Amazonas, Roraima, oeste do Pará.

 

Setembro de 2020 foi o mês mais quente da história

 

Situação de emergência para o ar extremamente seco, com umidade relativa do ar abaixo de 12%  em Goiás, no centro, oeste, norte e leste de Mato Grosso do Sul, no sul e  leste de Mato Grosso, no noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, no oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e no centro-sul do Tocantins. Mas a maioria das áreas do interior do Sudeste, do Nordeste e o Paraná terão umidade baixa também, com valores entre 20% e 30% por várias horas consecutivas, o que também é prejudicial à saúde.

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

5mm / 90%

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%